Rádio
Rádio Rondônia

Banner


Rádio
Rádio Rondônia

Cacoal terá Núcleo de Doenças Raras

Cerca de 150 pessoas, a maioria familiares de crianças e adolescentes com doenças raras, participaram da 1ª Audiência Pública Sobre Doenças Raras de Cacoal, realizada no último dia 29, na Câmara Municipal. O encontro foi proposto pela vereadora Nice Condaque (União Brasil), com o objetivo de conhecer o cenário local e de criar uma rede de apoio para as famílias que vivem essa realidade. O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), autor de diversas leis que contemplam as pessoas com deficiência, também participou do encontro.

A audiência contou com a presença do vice-prefeito Tony Pablo, do presidente da Câmara Municipal, Gimenez Fritz e de representantes de diversos segmentos sociais, como a OBA, Defensoria Pública, Cernic e Secretaria da Educação. As médicas Carla Bianca, responsável pelo Ambulatório de Doenças Raras do Hospital Regional de Cacoal e Mônica Alexandra Conto, neurologista pediátrica, ministraram palestras sobre a realidade das doenças raras em Cacoal e também em Curitiba, no Paraná. Posteriormente, pais de crianças e adolescentes com doenças raras, fizeram perguntas e sugestões para as autoridades.

Cirone Deiró disse que continua a disposição, na Assembleia Legislativa, para contribuir com a causa das pessoas com deficiência e ressaltou a importância de finalizar o encontro com compromissos firmados. “É importante que seja oferecido atendimento nas unidades básicas, para que haja diagnósticos precoces”, disse o deputado. Ele também parabenizou a vereadora Nice Condaque, “por dar voz as pessoas com doenças raras e maior visibilidade para esse cenário”.

Nice Condaque fez o compromisso de propor a criação de um Núcleo Municipal de Atendimento às Pessoas com Doenças Raras, do Dia Municipal das Doenças Raras e também da oferta do teste da orelhinha, pela rede municipal de saúde. “Vamos trabalhar em parceria com o deputado Cirone, o prefeito Adailton Fúria, o vice Tony Pablo e com várias entidades, para que as pessoas com doenças raras sejam acolhidas e atendidas em nosso município”, disse.

O vice-prefeito Tony Pablo também se propôs a apoiar as iniciativas em favor das pessoas com doenças raras. “Acredito que uma medida importante seria já, de início, realizarmos um censo sobre a realidade local“, disse.

A professora Luciane Batista Didoné, mãe de um adolescente com doença rara, disse que a audiência foi proveitosa e que saiu do encontro com boas expectativas em relação ao que foi proposto pela vereadora Nice Condaque e pelas demais autoridades. Segundo Luciane, a realização do censo e a criação do núcleo são de extrema importância, para que se tenha ciência dos casos existentes no município e de suas particularidades. “Já tivemos uma vitória hoje, com os resultados dessa audiência e espero que no espaço que será criado, possamos receber apoio para resolver o que não conseguimos sozinhos, possamos ser ouvidos”, disse.

Texto: Eli Batista
Jornalista



Banner

Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PF investiga prefeito de Rolim de Moura por uso de diploma falso

A Polícia Federal (PF) investiga o atual prefeito de...

Operação Hiléia: BPA apreende carga de madeira serrada transportada irregularmente em Vilhena

Durante a Operação Hiléia, o Batalhão de Polícia Ambiental...

Operação em Cacoal resulta na apreensão de drogas e prisão de foragido

Uma ação decisiva contra o tráfico de drogas foi...

Empresário admite propostas e revela que Corinthians recusou R$ 186 milhões por Yuri Alberto

Um dos principais agentes do futebol brasileiro, ele comentou...

Peeling íntimo: é possível clarear a região íntima? 

Especialista explica como procedimento pode uniformizar o tom do...

Doutor em Educação questiona a disseminação da pseudociência no Brasil

Em tese, a alocação de crianças e adolescentes neurodivergentes...

Notícias relacionadas