No sábado, 5 de julho de 2025, uma grande operação integrada foi realizada na zona rural da capital, visando o combate ao desmatamento ilegal e à ocupação irregular de terras públicas. A ação contou com a participação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação (BPTAR), 9º BPM, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (SEMUR) e a concessionária de energia Energisa.
A operação teve como base alertas emitidos pelo sistema de satélites do Programa Brasil MAIS, que identificou desmatamento por corte raso em área de interesse ambiental. Após preleção das equipes, foi organizado cerco no entorno de área conhecida por ocupações ilegais e crimes ambientais.
Ocupações irregulares na área invadida
Durante a chegada das equipes, diversos indivíduos tentaram fugir do local, mas foram contidos. No total, oito pessoas foram abordadas, sendo que uma delas, Francisco José de Araújo Neto, possuía mandado de prisão em aberto, sendo imediatamente detido e apresentado à Central de Flagrantes.
Outros sete indivíduos foram responsabilizados administrativamente por crimes ambientais, como impedir a regeneração natural da vegetação, além da ocupação ilegal de área pública, remoção de vegetação nativa, queimadas e construção de barracos e abertura de estradas sem qualquer autorização. Nenhuma documentação fundiária ou licença ambiental foi apresentada pelos abordados.
A equipe da Energisa identificou e removeu ligações clandestinas de energia elétrica, totalizando cerca de 100 metros de cabos apreendidos. Ferramentas como foices, facões e enxadas também foram encontradas e apreendidas.
Durante a operação, parte da população tentou tumultuar a ação policial, sendo necessário o uso de munição não letal por parte da equipe do BPTAR para dispersão e garantia da integridade dos envolvidos e continuidade da missão.
As medidas administrativas foram lavradas pela SEMA e pela SEMUR, incluindo autos de infração, termos de embargo e notificações ambientais. “Esta operação é fruto da integração entre forças de segurança e órgãos ambientais, reforçando o compromisso da PMRO com a proteção da Amazônia e o cumprimento da lei”, destacou o major PM Felipe Santos das Chagas, subcomandante do BPA e responsável pela coordenação da operação.
A Polícia Militar de Rondônia reafirma seu compromisso com a preservação ambiental, a ordem pública e a segurança da população, atuando com rigor contra crimes ambientais em todo o território estadual.