
Com a chegada das festividades, o governo de Rondônia lançou a Operação “Final de Ano”, que visa intensificar a presença da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) nas ruas do estado. O aumento da circulação de pessoas nos centros comerciais, impulsionado pela 2ª parcela do 13º salário, fortalecem a ação estratégica que mobiliza efetivo reforçado, novas rotinas de patrulhamento e atenção redobrada para garantir tranquilidade à população durante o período de maior movimento no comércio, ruas e centros urbanos.
A operação, iniciada no dia 8 de dezembro se estende até 11 de janeiro de 2026, e terá foco nas áreas comerciais e sociais, especialmente à noite em regiões habitacionais. Sob a coordenação dos Comandos Regionais de Policiamento, I, II, III e IV, a iniciativa pretende prevenir e reprimir delitos, promovendo uma sensação de segurança para os cidadãos que frequentam os comércios durante as compras de Natal e Ano Novo.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Operação “Final de Ano” simboliza um reforço significativo da presença da Polícia Militar nas ruas, garantindo a segurança da população durante as festividades. “O governo do estado segue trabalhando para manter a ordem pública, reforçando o comprometimento com a proteção da população, especialmente em um dos períodos mais movimentados do ano”, enfatizou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Régis Braguin, destacou que “todo esforço será feito para cumprir as diretrizes do governo do estado, que vem investindo em melhorias e recursos à Corporação, assegurando que os policiais estejam bem equipados e preparados para enfrentar os desafios do período festivo, proporcionando um ambiente mais seguro para todos os rondonienses.”
PLANEJAMENTO
Os detalhes da operação incluem a implementação de policiamento ostensivo em setores de maior circulação, com um planejamento fundamentado em dados criminais e estatísticas de segurança. A presença da Polícia Militar será estratégica, visando os pontos sensíveis e horários de maior fluxo, para maximizar a eficácia das ações.
Além disso, a operação prevê a interação com comerciantes e a população, com campanhas educativas para incentivar a cooperação da comunidade no trabalho de segurança. Os policiais estarão atentos a comportamentos suspeitos e prontos para agir rapidamente, garantindo uma resposta ágil em situações de emergência.




