Rádio
Rádio Rondônia

Banner


Rádio
Rádio Rondônia

Café, chocolate e carne ficam mais caros e são vilões da inflação em um ano

Inflação oficial teve alta de 5,48% de março de 2024 ao mesmo mês deste ano; café moído disparou 77,78%, maior alta do período

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A inflação oficial do país acelerou 5,48% em um ano, de março de 2024 ao mesmo mês deste ano. Os números mostram que os preços não deram alívio ao bolso do consumidor no acumulado dos últimos 12 meses. O café moído foi o produto que exerceu a maior alta no período. Na lista, itens como cigarro, chocolate, carne e etanol também pesaram nas contas dos brasileiros.

Segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgado nesta sexta-feira (11), frutas como tangerina, abacate e laranja-lima ficaram no topo do ranking de vilões da inflação, com altas de 52,71%, 31,26% e 23,13%, respectivamente.

O café moído foi o item que exerceu o maior impacto individual sobre a inflação em um ano. No período, o item quase essencial no café da manhã dos brasileiros teve alta de 77,78%. No primeiro trimestre do ano, a alta foi de 30,04%, e somente em março em relação a fevereiro, houve avanço de 8,14% nos preços.

O cafezinho já preparado e servido em padarias, lanchonetes, bares e restaurantes, aumentou 12,26%.

Outro item em destaque foi o óleo de soja, que exerceu o sétimo maior impacto individual sobre a inflação e teve alta de 24,36% no acumulado do ano.

O resultado também foi influenciado pelo aumento do preço do cigarro, que subiu 22,46% no período. Em agosto do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou a cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre cigarros. Desde setembro, o preço mínimo para venda do maço de 20 cigarros no varejo passou de R$ 5 para R$ 6,50.

Chocolate e carnes mais caros
O preço dos chocolates em barra e bombons também ficaram mais caros nos últimos 12 meses. Tradicionalmente associados às celebrações da Páscoa, o item teve alta de 21,77% em um ano. O grupo açúcares e derivados, do qual ele faz parte, subiu 9,49%.

As carnes também estão pesando mais no bolso dos brasileiros. No acumulado de 12 meses, o grupo teve alta de 21,16%. Os destaques ficaram com acém (25,54%), pá (23,22%) e patinho (22,5%). O lagarto comum e a capa de filé também tiveram altas expressivas (22,31% e 22,05%, respectivamente).

Queridinhas dos brasileiros, a costela (21,68%), alcatra (21,37%), e a picanha (12,38%) também encareceram, assim como a carne de porco (21,2%), o contrafilé (20,46%) e o músculo (19,44%).

Alta nos preços dos combustíveis
O preço dos combustíveis para veículos também ficou mais caro em um ano. O grupo teve aumento de 11,63% no acumulado dos últimos 12 meses, com destaque para as altas do etanol (20,08%), gasolina (10,89%), óleo diesel (8,13%) e gás veicular (3,92%).

Transporte público
O grupo transporte público teve alta de 6,15% em 12 meses. O transporte por aplicativo ocupou o primeiro lugar do grupo, com alta de 18,27%.

A tarifa de integração do transporte público, ônibus interestadual, passagem aérea, transporte escolar e trem foram alguns dos itens desse segmento que também ficaram mais caros.


Fonte:R7

Banner

Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Edital

COMUNICAÇÃO DE RECEBIMENTO DE RECURSO E PUBLICAÇÃO TERMO DE FOMENTO...

Motorista morre em acidente grave na BR-364 em Candeias do Jamari

O motorista Reginaldo Carvalho Correia, de 42 anos, morreu...

Edital

ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS DA LINHA 21 - ASPRULIN CNPJ:...

COMUNICAÇÃO DE RECEBIMENTO DE RECURSO E PUBLICAÇÃO

TERMO DE FOMENTO Nº FOM/805/2024/PGE-SEAGRI CONCEDENTE: O ESTADO DE RONDÔNIA...

Lei de Cirone Deiró garante cuidado para mães atípicas

Mães e outros familiares de pessoas com deficiência participam,...

Suspeitos se passam por policiais para aplicar golpes em empresários de RO

Duas pessoas foram presas por suspeita de participar de...

Energia solar chega as associações rurais com apoio de Cirone

A Associação de Agricultores e Agricultoras Rurais e Desportiva...

COMUNICADO DE RECEBIMENTO DE RECURSOS E PUBLICAÇÃO

TERMO DE FOMENTO: Nº 127/PGE-2023 CONCEDENTE: O ESTADO DE RONDÔNIA,...

Notícias relacionadas