“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”
Mateus 11.28-30
Quantos motivos para desistir de acreditar nos milagres de Deus, hein?! Não porque Deus é uma mentira. Ele é Real! Mas nós, seres humanos, temos a tendência carnal de nos focar com mais ênfase nas circunstâncias terrenas, esquecendo, por diversas vezes, que a fé é a bússula do cristão sincero, que se coloca à disposição do Senhor e entende que vivenciar o extraordinário é o testemunho da veracidade do Autor da Vida.
A arrogância de quem se opõe ao Senhor é triste. Porque, Deus, no Seu supremo poder, se apresenta de maneira amorosa, misericordiosa, longânima. “Ah! Mas Deus também é ruim!” Muitos afirmam esta frase. Ruim? Que incoerência! Vou te explicar objetivamente o porquê de Deus parecer ruim segundo muitas pessoas.
Todos nós acertamos e erramos nesta vida. Sim! As incongruências mais nocivas, absurdas, são encontradas em diversos contextos desta sociedade. Então, tendo a consciência de tal realidade, nota-se que o homem colhe o que planta. É. E ao desvincular por alguns instantes a ótica cristã desta análise, muitos se encontrarão impelidos a adentrar o viés filosófico. E na filosofia, a ética é mui valorizada. Variados textos abordam a sua importância na vida do homem.
“É melhor sofrer uma injustiça do que cometê-la.”
Sócrates (470 a. C.-399 a. C.)
O filósofo grego não mentiu! É melhor ser honesto! Então, ao observar minuciosamente as palavras divinas de Deus, de Jesus Cristo e também os escritos de Sócrates (para quem deseja refletir sobre a honestidade por meio da filosofia), você entenderá que exercê-la é muito importante. Com certeza! “Ah! Mas eu vejo várias pessoas desonestas se dando bem!” A desonestidade já é uma desvantagem moral. Lembre-se disso!
O desonesto colhe as terríveis consequências dos seus atos errados, infâmes. Várias pessoas culpam o silêncio de Deus diante dos seus sofrimentos. O homem honesto sofre? Sofre. Mas, no fundo, muitos sabem quando o sofrimento é fruto da desobediência ao Senhor.
“Quando viu as multidões, Jesus subiu ao monte; havendo se sentado, seus discípulos se aproximaram, e Ele começou a ensinar-lhes dizendo: Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o reino do céu. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os humildes, pois herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, pois verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o reino do céu. Bem-aventurados sois, quando vos insultarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, pois vossa recompensa no céu é grande; porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós.”
Mateus 5.1-12
Quantos ensinamentos preciosos proferidos pelos lábios santos do Messias! Amém! E que se incrementados neste texto, enriquecerão ainda mais as argumentações a respeito da honestidade na vida do homem. Aleluia!
Então, se você deseja sinceramente, com veemência, seguir a Jesus Cristo, precisa assimilar os conselhos dEle, que nos vivificam em tempos de incongruências tão absurdas disseminadas por pessoas que potencializam a maldade.
Ser honesto com o Yeshua vai além de uma conduta ética na sociedade (que é muito importante, sem dúvidas). Todavia, você, cristão que busca vivenciar o extraordinário na caminhada de fé no Príncipe da Paz, compreenda que agir honestamente com Ele é uma honra divina. Amém!
Deus te abençoe poderosamente!