Banner

Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia


Inadimplência alarmante: Serasa registra negativação acima de 50% dos moradores de Porto Velho

Maior parte dos débitos são com bancos. Quando o recorte é por estado, Rondônia tem 637.145 pessoas com dívidas

Endividamento e inadimplência dos brasileiros — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Mais da metade da população de Porto Velho está inadimplente, segundo o Mapa da Inadimplência de maio de 2025, divulgado pela Serasa. São mais de 230 mil negativados na capital de Rondônia.

Segundo o relatório, as principais dívidas dos portovelhenses são com bancos, uma das principais fontes de inadimplências. Outras são cartão de crédito e cheque especial.

Quando o recorte é por estado, Rondônia tem 637.145 pessoas com dívidas, correspondente a 49,42% da população.

Uma enquete feita pela Rede Amazônica em uma área de comércio popular mostra o perfil de consumidores que nem sempre conseguem manter as contas em dia.

“Eu quero, quero, quero e compro, compro, compro, e na hora de pagar não tenho dinheiro. Eu pago o mais importante, que é a minha moto, e o restante eu deixo na mão de Deus”, afirmou uma entrevistada.

“Eu procuro manter as minhas contas em dia, né. Até agora está tudo bem, mas também não consigo comprar tudo o que eu quero, senão não vou ter como pagar”, aponta outra moradora.

Principais motivos de endividamento

A pesquisa foi realizada a nível nacional para traduzir o perfil de endividamento bancário. No estudo, o Serasa realizou um levantamento com 921 credores de bancos. O recorte da pesquisa confirma que o cartão de crédito é uma dificuldade nacional, mencionado por 69% dos entrevistados.

Em seguida, aparecem:

• os empréstimos pessoais (56%) e
• o uso do cheque especial ou limite da conta corrente (31%).

As principais justificativas para não honrar os compromissos bancários são a perda de renda ou o desemprego, seguidas pela necessidade de realização de gastos inesperados com questões de saúde ou acidentes e a desorganização financeira.

De acordo com o levantamento, 46% dos entrevistados revelam que já tentaram negociar diretamente com o banco, mas não conseguiram.

Diante do aumento da inadimplência no Brasil, que atinge 77 milhões de brasileiros negativados, o Serasa se une aos principais bancos do país para lançar um mutirão de negociação de dívidas.

Com foco apenas nos débitos bancários, que representam a maior parcela das pendências dos brasileiros, mais de 40 instituições financeiras disponibilizam ofertas com benefícios especiais de negociação, como parcelamento e descontos que podem chegar a 97%.

Como negociar no mutirão Serasa e bancos?

1º Passo – Baixe o app da Serasa:

Faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela, como a existência de possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score.

2º Passo – Escolha a oferta:

Após selecionar a opção “Ver ofertas”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito.  Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” de cada uma das ofertas”.

3 º Passo – Revise e finalize o acordo:

Escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Concluir acordo”.


Fonte:G1 RO


Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Suspeito de matar fisioterapeuta a tiros é preso dias após confessar o crime em RO

O suspeito de assassinar a fisioterapeuta Cátia Vagmacker Cantão,...

Cirone assegura mais R$ 1 milhão para Mirante da Serra

O deputado estadual Cirone Deiró anunciou nesta quarta-feira, 30,...

Mulher morre carbonizada dentro da própria casa durante incêndio em Jaru

Maria Aparecida Rodrigues, de 54 anos, morreu carbonizada após...

Agevisa investiga caso suspeito de sarampo em Rondônia

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia...

Notícias relacionadas