Cacoal (RO), 16 e 17 de agosto de 2025 – O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Rondônia participou da ação “Rota da Justiça”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, no município de Cacoal, integrando uma mobilização que atendeu centenas de cidadãos em diversas situações jurídicas e sociais.
O evento aconteceu nos dias 16 (sexta-feira) e 17 (sábado) de agosto e contou com a atuação de vários órgãos públicos, incluindo Detran, SEDAM, TRE, instituições de ensino superior com atendimento odontológico e exames rápidos, além de vacinação. A proposta da ação é oferecer soluções rápidas e acessíveis para questões como divórcios, pensões alimentícias, guarda de filhos, reconhecimento de paternidade, uniões estáveis e casamentos, promovendo cidadania e acesso à justiça de forma prática.
Durante os dois dias de evento, o BPA montou um estande com atendimento ao público, realizando ações de educação ambiental com exposição de animais taxidermizados e temáticas voltadas à fauna, flora e combate à pesca predatória. Aproximadamente 1500 pessoas visitaram o espaço, que foi compartilhado com o BOPE e o CAS (Centro de Atendimento Social Maria da Penha).
Policial do BPA realizando a exposição da uma cobra viva aos visitantes
A equipe do BPA também realizou a distribuição de 180 mudas de árvores frutíferas e ornamentais e entregou brindes educativos às crianças, promovendo o incentivo à consciência ambiental desde a infância. O estande recebeu a visita do Secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lago, do comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel João Carlos Rodrigues Matos, acompanhado de sua família, além de diversas autoridades locais.
O Comandante do BPA, Tenente-Coronel PM Railinson Baumann Lopes, destacou a importância da participação em eventos como esse:
“Nossa presença na Rota da Justiça vai além da segurança pública. É uma oportunidade de reforçar a educação ambiental, promover o contato da comunidade com temas essenciais para o futuro do nosso planeta e contribuir com o fortalecimento do vínculo entre polícia e sociedade.”
A ação consolidou-se como um importante instrumento de inclusão social e reforçou o papel do BPA como protagonista nas causas ambientais e sociais em Rondônia.