Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

Reunião de inicio da Operação “Protetor dos Biomas”, com apresentação da atividades e planejamentos da operação com os profissionais da área

 

O governo de Rondônia, em uma iniciativa conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e a Gerência de Aviação de Estado (GAVE), com apoio do Ministério da Justiça, lançou nesta quinta-feira (16) a Operação “Protetor dos Biomas”, com apresentação das atividades e planejamentos da operação com os profissionais da área.  A ação tem como objetivo principal intensificar a fiscalização ambiental e combater o desmatamento ilegal em todo o território estadual.

O objetivo da operação é o combate a crimes ambientais mais especificamente o desmatamento. Porém, as equipes estarão à disposição de outras ocorrências ambientais que poderão ser atendidas pela tropa. A Operação marca um avanço significativo nas políticas ambientais do estado, promovendo a integração entre órgãos de segurança pública e o uso de tecnologias avançadas para monitoramento e repressão de crimes ambientais. A ação reflete o compromisso com a preservação dos biomas regionais e o desenvolvimento sustentável. A operação conta com 10 patrulhas distribuídas em todo o território rondoniense.

Alinhamento para planejamento da operação

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta que ao identificar os crimes ambientais o governo do estado pode direcionar os esforços das equipes no combate aos crimes ambientais. “Com esses reforços, conseguimos direcionar as equipes para os pontos mais críticos, evitando que situações de crimes, como desmatamento, comprometam a biodiversidade e a saúde da população”.

ESTRUTURA DA OPERAÇÃO

Coordenada pelo Batalhão de Polícia Ambiental, a operação conta com o apoio de diversos batalhões da Polícia Militar, além do suporte técnico e logístico do Ministério da Justiça. A utilização de imagens de satélite para o monitoramento do uso do solo, alertas ambientais diários, drones e inteligência operacional são fundamentais para a identificação e rápida resposta a infrações ambientais. O planejamento e a execução das ações são de total autonomia do Batalhão de Polícia Ambiental.

O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Rondônia, tenente coronel Railinson Baumann Lopes, salienta que a Operação Protetor do Biomas representa um marco muito importante para a fiscalização e o policiamento ambiental no estado de Rondônia. “As operações são direcionadas com base em tecnologia de ponta, utilizando imagens de satélite, como as fornecidas pela Plataforma Brasil MAIS, o que permite uma atuação mais precisa e estratégica. Embora o foco principal esteja no combate ao desmatamento, as ações não se restringem apenas a essa modalidade de crime ambiental. Todo o trabalho é desenvolvido de forma integrada e planejada, com base em dados geoespaciais, o que torna o policiamento muito mais efetivo e garante uma manutenção mais eficiente do meio ambiente e, principalmente, do bioma amazônico”.

O objetivo da operação é o combate a crimes ambientais mais especificamente o desmatamento

O chefe da Seção Operacional, major PM Mozer Oliveira Rodrigues, responsável por coordenar as ações da operação destaca a atuação integrada entre os órgãos de segurança na operação, com o propósito de combater de forma eficaz o desmatamento ilegal e outros crimes ambientais, garantindo a proteção do meio ambiente no estado. “Trabalhamos com inteligência operacional e contamos com uma sala de situação dedicada ao geoprocessamento. Por meio da Plataforma Brasil, do Ministério da Justiça recebemos alertas ambientais que orientam a atuação das equipes em campo, possibilitando maior eficiência na prevenção e repressão de crimes”.

O sargento José Benito de Oliveira Junior, comandante de uma das guarnições que atua junto à comunidade destaca a importância da interação da comunidade na proteção do meio ambiente. “A comunidade é o nosso principal aliado, pois tem um papel fundamental na verificação e denúncia dos crimes ambientais”.

A população também pode contribuir com as ações de fiscalização e combate aos crimes ambientais por meio do Disque-Denúncia pelo número (69) 99995-6874, com garantia de sigilo e anonimato. As informações repassadas auxiliam diretamente as equipes de segurança na identificação de áreas de desmatamento e outras práticas ilegais, fortalecendo o trabalho de proteção ambiental em Rondônia.

Fonte
Texto: Midian Mascarenhas sob supervisão de Larissa Malta
Fotos: Frank Nery
Secom – Governo de Rondônia




Destaques desta semana

Jovem luta pela vida após bater em carreta parada na BR-364, em Cacoal

Um acidente registrado no final da madrugada deste sábado,...

Servidor da Defesa Civil de Cacoal morre em acidente na madrugada de sábado

A Prefeitura de Cacoal (RO), em nome do prefeito...

Quatro menores chegam embriagados ao hospital e tio é preso

Machadinho D’Oeste - Caso foi descoberto depois que as...

Homem é preso suspeito de matar vizinho a golpes de facão em Porto Velho

Porto Velho - Nesta sexta-feira (28), a Polícia Civil...

Aeroportos de Cacoal e Vilhena são arrematados pela GRU Airport no Programa AmpliAR

Os aeroportos de Cacoal e Vilhena, em Rondônia, foram...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Foragido há quatro anos por abuso infantil no Paraná é preso em Vilhena

Um homem suspeito de abusar sexualmente duas crianças, de...

Rondônia cria 524 vagas formais e mantém saldo positivo em outubro

O Brasil chegou ao patamar de 1,8 milhão de...

Jovem luta pela vida após bater em carreta parada na BR-364, em Cacoal

Um acidente registrado no final da madrugada deste sábado,...

Servidor da Defesa Civil de Cacoal morre em acidente na madrugada de sábado

A Prefeitura de Cacoal (RO), em nome do prefeito...

Quatro menores chegam embriagados ao hospital e tio é preso

Machadinho D’Oeste - Caso foi descoberto depois que as...

Homem é preso suspeito de matar vizinho a golpes de facão em Porto Velho

Porto Velho - Nesta sexta-feira (28), a Polícia Civil...

Cirone diz que Centro de Equoterapia de Cerejeiras será referência em RO

O município de Cerejeiras contará a partir de agora...

Notícias relacionadas