Os aeroportos de Cacoal e Vilhena, em Rondônia, foram oficialmente leiloados nesta quinta-feira (27) dentro da primeira rodada do Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor).
A vencedora foi a “GRU Airport”, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Com o resultado, a empresa passa a administrar os dois terminais rondonienses pelo prazo de 30 anos. O contrato prevê investimentos privados para modernização da infraestrutura, com o objetivo de melhorar o atendimento aos passageiros e fomentar o desenvolvimento econômico da região.
O Programa “AmpliAR” foi criado para ampliar a conectividade aérea em áreas remotas e integrar esses locais à malha nacional. A meta é modernizar até 100 aeroportos em todo o país, com investimentos que podem ultrapassar R$ 5 bilhões. Nesta primeira fase, foram ofertados 19 terminais regionais, incluindo os de Rondônia.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cacoal, (Roberto Alves) afirma que proposta de melhorias no aeroporto da cidade por parte da empresa arrematadora no leilão, precisa também ampliar o número de empresas aéreas para melhor prestação de serviços para população, não somente para Cacoal, mas para os 10 municípios vizinhos que o aeroporto atende.” Nós sabemos da importância que tem o nosso aeroporto“ Capital do Café “ que presta também atendimento a outros moradores de cidades próximas a Cacoal, contribuindo assim com a economia do município“ afirmou o secretário.
Para o comércio local, os novos investimentos no Aeroporto Capital do Café devem contribuir de forma expressiva, para o aumento nas vendas, com a possibilidade da chegada de novos investidores na cidade, disse a empresária do ramo de joalheria em Cacoal Kelly Polizello Pavão.





