Um incêndio de grandes proporções tomou conta de uma área de vegetação na última terça-feira (02), no bairro Planalto, zona Leste de Porto Velho. Moradores registraram as chamas que tomaram conta do local.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio florestal foi combatido para que as chamas não se espalhassem para as casas vizinhas e apesar da grande intensidade do fogo, ninguém se feriu e nenhuma residência foi atingida pelas chamas.
Segundo apurado pela Rede Amazônica, o incêndio, além de assustar os moradores, derrubou um poste de alta tensão. As causas do incêndio não foram reveladas pelas autoridades competentes.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), recomenda algumas medidas que podem prevenir incêndios e a dispersão do fogo pela vegetação:
- Sempre capinar em volta e tirar o mato do local onde for fazer uma fogueira ou colocar velas;
- Ao abandonar uma fogueira, apagar com água ou terra;
- Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças;
- Fazer aceiros ao redor de casas, currais, celeiros, armazéns, galpões etc.;
- Manter os aceiros sempre bem roçados;
- Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por máquinas e plantio direto;
- Se for fazer uma queimada controlada, fazer no fim da tarde ou de manhã cedo e com a autorização do Instituto Água e Terra (IAT).
O Ibama alerta, ainda, que provocar incêndios sem autorização é crime.
COMO DENUNCIAR?
Conforme a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), para realizar uma denúncia de queimadas na zona rural, é necessário entrar em contato com o órgão pelos seguintes meios de comunicação:
- Telefone: 0800 666 1150
- E-mail: [email protected]
- Plataforma: Fala.BR
- WhatsApp da Ouvidoria Ambiental: (69) 98482-8690 (dúvidas e informações).
Já se os focos forem em áreas urbanas, o morador deve entrar em contato com a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) do município.
Em Porto Velho, a denúncia de queimadas pode ser feita por Whatsapp, através do número (69) 98423-4092. É importante que o morador envie o máximo de provas possíveis, como fotos, vídeos e localização correta para que a equipe chegue a tempo para o flagrante.