Um garimpo ilegal com acampamento montado foi localizado dentro do Parque Nacional Mapinguari, em Porto Velho, durante operação de monitoramento de fronteiras realizado pelo Ibama e o Exército Brasileiro no fim de semana.
No local foram encontrados materiais de garimpagem, eletrodomésticos, maquinários pesados, como tratores, além de diversos “barracos”. Imagens feitas pelos agentes mostram o local decorado com “bandeirolas” e dezenas de latinhas de cerveja usadas.
Imagens aéreas mostram a extensão do garimpo e da floresta derrubada. Estradas foram abertas dentro da unidade de conservação para dar acesso ao local e diversas estruturas de apoio foram construídas dentro e nas margens da mata.
De acordo com o Ibama, ninguém foi encontrado no local. Os bens possíveis de remoção foram apreendidos e os demais foram destruídos pelos agentes de segurança e fiscalização.
O Parque Nacional Mapinguari possui mais de 1,7 milhões de hectares e se divide entre os estados de Rondônia e Amazonas. As principais ameaças no local são o desmatamento e foco de calor, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).