A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de lei de autoria do deputado Cirone Deiró (União Brasil) que cria a Semana de Lazer, Cultural e Esportiva da Pessoa com Deficiência. O evento deverá ser realizado anualmente durante a Semana da Pessoa com Deficiência, no período de 21 a 28 de agosto, nos 52 municípios do Estado de Rondônia. Cirone Deiró é autor de diversos projetos que contemplam as pessoas com deficiência.
O principal objetivo do projeto é promover a inclusão, o desenvolvimento pessoal, intelectual e a socialização das pessoas com deficiência, através de atividades esportivas, culturais e recreativas. Segundo Cirone, a experiência bem-sucedida do projeto piloto realizado no mês de agosto de 2023, em Cacoal, por meio da I Mostra de Arte PCD: cores, sensações & arte, que contou com a participação de pessoas com deficiência e familiares, serve de referência do potencial que atividades esportivas, artístico-cultural e recreativas têm para promover a inclusão entre pessoas neurodivergentes, além de oportunizar vivências sociais concretas, de revelar e potencializar talentos, proporcionar alegria e acolhimento para as pessoas com deficiência e toda a comunidade participante.
Na apresentação do projeto, Cirone destacou a importância das políticas públicas e inclusão social com a implantação e execução de projetos de convivência diária. Segundo ele, a Semana Estadual de Lazer, Cultural e Esportiva da Pessoa com Deficiência é uma medida prática e concreta para avançar nesse sentido. “O esporte é uma atividade que fortalece os veículos sociais, associado à cultura e ao lazer traz mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência e suas famílias,” justificou.
A Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) será responsável pelo planejamento, organização e execução das atividades, com a participação de todas as secretarias, autarquias e fundações do governo, sempre em parceria com as prefeituras, entidades e organizações ligadas à inclusão de pessoas com deficiência. Para garantir a viabilidade e sustentabilidade do projeto, serão viabilizados recursos financeiros adequados por parte do Governo do Estado.
Texto: Eli Batista | Assessoria Parlamentar