Rádio
Rádio Rondônia

Banner


Rádio
Rádio Rondônia

Banner

Projeto de Cirone garante mais lazer para Pessoas com Deficiência

O projeto cria a Semana Estadual de Lazer, Cultural e Esportiva da Pessoa com Deficiência

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de lei de autoria do deputado Cirone Deiró (União Brasil) que cria a Semana de Lazer, Cultural e Esportiva da Pessoa com Deficiência. O evento deverá ser realizado anualmente durante a Semana da Pessoa com Deficiência, no período de 21 a 28 de agosto, nos 52 municípios do Estado de Rondônia. Cirone Deiró é autor de diversos projetos que contemplam as pessoas com deficiência.

O principal objetivo do projeto é promover a inclusão, o desenvolvimento pessoal, intelectual e a socialização das pessoas com deficiência, através de atividades esportivas, culturais e recreativas. Segundo Cirone, a experiência bem-sucedida do projeto piloto realizado no mês de agosto de 2023, em Cacoal, por meio da I Mostra de Arte PCD: cores, sensações & arte, que contou com a participação de pessoas com deficiência e familiares, serve de referência do potencial que atividades esportivas, artístico-cultural e recreativas têm para promover a inclusão entre pessoas neurodivergentes, além de oportunizar vivências sociais concretas, de revelar e potencializar talentos, proporcionar alegria e acolhimento para as pessoas com deficiência e toda a comunidade participante.

Na apresentação do projeto, Cirone destacou a importância das políticas públicas e inclusão social com a implantação e execução de projetos de convivência diária. Segundo ele, a Semana Estadual de Lazer, Cultural e Esportiva da Pessoa com Deficiência é uma medida prática e concreta para avançar nesse sentido. “O esporte é uma atividade que fortalece os veículos sociais, associado à cultura e ao lazer traz mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência e suas famílias,” justificou.

A Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) será responsável pelo planejamento, organização e execução das atividades, com a participação de todas as secretarias, autarquias e fundações do governo, sempre em parceria com as prefeituras, entidades e organizações ligadas à inclusão de pessoas com deficiência. Para garantir a viabilidade e sustentabilidade do projeto, serão viabilizados recursos financeiros adequados por parte do Governo do Estado.

Texto: Eli Batista | Assessoria Parlamentar

Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...

Avião agrícola realiza pouso de emergência em estrada de Pimenta Bueno

Na noite desta quinta-feira, 19, um avião agrícola precisou...

Cirone assegura mais recursos para Espigão do Oeste

O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) assegurou mais...

MPRO e Polícia Civil deflagram operação Commensalis

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por...

Moradores do distrito de Riozinho em Cacoal são contemplados pelas obras executadas na Rodovia-383

Com investimentos em infraestrutura, tanto nas cidades como nas...
spot_img

Notícias relacionadas