Uma operação coordenada na manhã desta terça-feira, 15 de julho, pelo Comando Regional de Policiamento III (CRP III) da cidade de Vilhena e o Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) do 4º Batalhão da Polícia Militar de Cacoal resultou na morte de um homem. O indivíduo, que não teve a identidade confirmada de imediato, era o principal suspeito de assassinar o Cabo da Polícia Militar Gilberto Santos Passos, de 39 anos, em Vilhena, em 07 de agosto de 2019.
Segundo informações preliminares, a operação em Cacoal tinha como objetivo a prisão do suspeito. Durante a ação policial, o indivíduo foi baleado e, apesar do socorro, não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer momentos depois.
O Cabo Gilberto Santos Passos foi morto em 2019, em um caso que gerou grande comoção na comunidade policial de Rondônia. A Polícia Civil de Vilhena investigava o crime e o homem morto na operação de hoje era apontado como o principal autor do homicídio.
As autoridades policiais de Vilhena e Cacoal devem divulgar mais detalhes sobre a operação e a identificação formal do suspeito nas próximas horas. A morte do suspeito em confronto encerra uma busca que durava anos pela justiça no caso do assassinato do Cabo Gilberto Santos Passos.