Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



COLUNA DO XAVIER – CACOAL: AS CASINHAS, O MINISTRO E O PREGO…

A visita do Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, ao município de Cacoal, esta semana, certamente vai ficar marcada, por um bom tempo, na memória de muitos cacoalenses e até mesmo pessoas de outros municípios de Rondônia, visto que o pronunciamento do ministro foi muito claro, no sentido de dizer que não aceita essa velha prática política adotada por muitos obedianos de tentar tirar proveito ou pegar carona em obras alheias. Algumas pessoas presentes ao evento de entrega das casinhas no Residencial Cidade Verde podem ter imaginado que Jader Barbalho Filho estava irritado com alguém. Não! Claro que não! Esse é o estilo da família Barbalho. O ministro é filho do senador Jader Barbalho, a mãe dele é deputada federal, o irmão é o governador do Pará, Helder Barbalho. Trata-se de uma família que possui décadas de tradição na política brasileira e sempre teve protagonismo no Congresso Nacional. Isso não significa que tenha sido sempre um protagonismo positivo. O senador Jader Barbalho já se viu envolvido em diversos episódios de investigações muito famosas. Mesmo assim, nunca se curvou nem mesmo para Toninho Malvadeza, quando o baiano liderava a direita brasileira. E olha que, naquele tempo, a direita brasileira era muito qualificada…

O objetivo da vinda de Barbalho era fazer a entrega de 300 casas populares que foram construídas com a clara atuação do governo Lula, em terras obedianas, embora muitas pessoas tentem fingir que não sabem disso. Ao lado do senador Confúcio Moura, o Ministro das Cidades declarou que, além das 300 casas, outras 200 estão em andamento em Cacoal e que o governo Lula também está fazendo um investimento de 79 milhões de reais no município, isto no setor de saneamento básico. No mesmo dia em que esteve em Cacoal, o ministro anunciou que iria a Ji-Paraná fazer e entrega de 1.200 casas populares. Barbalho destacou que a construção de casas em Rondônia é uma prioridade do presidente Lula e isto também não dá para negar, porque a quantidade de moradias inauguradas por Lula em Rondônia, neste terceiro mandato, é realmente muito alta e deve crescer nos próximos anos. Jader Barbalho Filho não é de meias palavras. Em razão disso, ele afirmou com todas as letras que as pessoas podem não gostar de Lula, mas possuem o dever de admitir as obras em Rondônia. No caso de Cacoal, praticamente 90 ou 95% das pessoas que têm ódio de Lula não sabem o motivo. É um ódio sem nenhum fundamento e criado a partir de inúmeras informações falsas que circulam nas redes sociais. Claro que isso tem uma contribuição muito grande dos políticos locais, porque eles escondem os benefícios do governo Lula em Cacoal.

As famílias que receberam as casinhas certamente estão muito felizes, porque isto é um sonho. A partir de agora, essas pessoas terão um pouco mais de paz e um abrigo para suas famílias. E as casinhas não são o único benefício do governo Lula em Cacoal. Há quase 30 médicos no município cujos salários são pagos com a ajuda do governo Lula, mas os políticos de Cacoal escondem isso. Há o programa Farmácia Popular, que atende centenas de pessoas. Há os investimentos de quase 80 milhões de reais em saneamento básico, mas os políticos de Cacoal escondem isso. Há diversos outros benefícios do governo Lula que atendem uma parcela gigante da população cacoalense. E por que os políticos de Cacoal não dizem isso? Porque eles preferem enganar a população e dizer que tudo que acontece na cidade é feito por eles. E tem muita gente que acredita nisso. No caso das casas populares, é muito importante lembrar que centenas de famílias de Cacoal possuem o benefício da casa quitada e quem quitou foi o governo Lula. Inclusive essas novas casas fazem parte do programa de moradia em que as pessoas beneficiadas não pagam mensalidades. Tudo isso por iniciativa de Luís Inácio Lula da Silva. A pessoa ter ódio de Lula é até compreensível, porque ninguém é obrigado amar ninguém. Mas negar os benefícios é muita cara de pau!!!

E o ministro Jader Barbalho Filho cobrou dos políticos cacoalenses exatamente essa postura. Barbalho afirmou que Lula é o presidente da república que mais investiu em Rondônia e perguntou ao prefeito de Cacoal se algum dia Bolsonaro trouxe ao menos um prego para Cacoal. Até hoje, o prefeito não respondeu, mas a resposta é simples. Não trouxe nenhum prego, nenhum parafuso, nenhuma arruela… Mas, neste caso, a população de Cacoal não precisa ficar brava com o ex-presidente, porque ele nunca trouxe nenhum prego ao demais municípios de Rondônia. Então, não se trata de uma perseguição contra Cacoal. É uma forma de fazer política. Se Jader Barbalho fizer a mesma pergunta, sobre o prego, em outros milhares de municípios brasileiros, a resposta será a mesma. O que acontecia com frequência eram as tais “motociatas”, mas não havia obras no governo Bolsonaro, e todo mundo sabe disso.

Outra grande injustiça política que ocorre em Rondônia e principalmente em Cacoal é quando as pessoas fazem ataques contra o senador Confúcio Moura, sem haver nenhum motivo. Confúcio é o senador responsável pelas principais obras de infraestrutura em Rondônia, inclusive Cacoal. É óbvio que as pessoas também não são obrigadas a gostar dele, mas deveria ter a decência de reconhecer. Enquanto houver esse clima de negar o óbvio, Jader Barbalho Filho vai poder perguntar o sobre o prego que Bolsonaro nunca trouxe a Rondônia, mas isso não impede seus seguidores e suas carpideiras de praticar a mitomania política. Não existe nenhuma razão plausível para agradecer as “motociatas”, mas, no dia em que o prego chegar, temos que agradecer… Tenho dito!!!

FRANCISCO XAVIER GOMES

Professor da Rede Estadual e Jornalista




Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Notícias relacionadas