Rádio
Rádio Rondônia

Banner


Rádio
Rádio Rondônia

Grupo suspeito de fraudar registros de madeira ilegal é alvo de operação em RO

Uma organização criminosa envolvida em crimes ambientais...

Cirone assegura mais recursos para Espigão do Oeste

O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil)...
Banner

Desembargador concede habeas corpus para ex-titular da Sejucel

Preso desde o último dia 13, suspeito de corrupção, o ex-secretário Lourival Júnior de Araújo Lopes, que comandava a pasta da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer do Estado (Sejucel), teve habeas corpus concedido pelo desembargador Daniel Lagos, plantonista do Tribunal de Justiça.

Júnior Lopes, como é conhecido foi preso durante a 2ª fase da Operação “Dionísio”, desencadeada pelo Ministério Público do estado e que apura desvios de recursos para a realização de eventos em Rondônia.

A defesa de Júnior Lopes alegou que a desnecessidade da prisão, uma vez o acusado já havia sido exonerado do cargo, além de não oferecer riscos a instrução criminal.

O TJ informou que o caso segue em segredo e não poderia repassar detalhes.

Segundo o MP, a prisão de Júnior Lopes foi necessária em razão de ter sido constatado, na primeira fase da operação, que os investigados, assim como pessoas relacionadas a eles, obtiveram informações privilegiadas e passaram a agir no sentido alterar e destruir provas, obstruindo o regular andamento das investigações, o que, em tese, configura os crimes de Fraude Processual e de Supressão de Documento.

Investigação

De acordo o MP, os atos lesivos foram praticados por meio da celebração de Termos de Fomento e de parcerias visando à realização de eventos festivos em Rondônia, em especial a Expoviola 2023, e as edições da Expovel de 2023 e 2024.

O trabalho investigativo é coordenado pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção, (GAEC), com apoio do Grupo de Atuação Especial de combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX).

Segundo a investigação, no ano de 2023, houve direcionamento na escolha de associação que firmou a parceria, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, no valor global de mais de R$ 9 milhões , para fins de realização da Expovel. Foi constatado que a entidade referida não estava apta para receber recursos públicos e tampouco possuía capacidade técnica para ser contemplada pela Administração Pública. A investigação apontou que a seleção da entidade do terceiro setor tratou de um subterfúgio a fim de beneficiar diretamente o presidente dessa entidade, que utilizou os eventos para contratar suas próprias empresas e para explorar economicamente camarote em evento que deveria ter entrada franca à população.

Para a realização da 13ª Expovel, edição 2024, verificou-se que foi contratada outra entidade sem fins lucrativos, mas que, de fato, era presidida por pessoa próxima a um agente do Estado, e que houve superfaturamento na contratação dos shows do evento, que custaram quase R$ 4 milhões para o Estado de Rondônia, além das outras despesas do evento. Em complemento a isso, há informações que apontam ter sido aplicado o mesmo modus operandi, inclusive com a cobrança de camarotes em evento exclusivamente financiado com recursos públicos, sem a destinação social efetiva dos recursos angariados.

Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...

Duas pessoas ficam em estado grave após acidente na avenida Sete em Cacoal

Duas pessoas ficaram feridas num acidente de trânsito, envolvendo...

PF apura responsabilidades pela queda da ponte que liga o Maranhão ao Tocantins

A Polícia Federal iniciou investigações para apurar as responsabilidades...

PRF apreende ouro sendo transportado de forma ilegal em Porto Velho

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia (PRF-RO) realizou na...

PRF recupera veículo adulterado em Porto Velho

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia (PRF-RO) realizou na...

Creia em Deus – Alberto Dinys

Às vezes nos sentimos tristes pelo desprezo que sofremos...

Grupo suspeito de fraudar registros de madeira ilegal é alvo de operação em RO

Uma organização criminosa envolvida em crimes ambientais foi alvo...
spot_img

Notícias relacionadas