Um ex-servidor da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) foi preso nesta quarta-feira (4/9), em Ariquemes (RO) por suspeita de ameaçar membros do órgão público após ser exonerado, à pedido. A prisão preventiva foi solicitada pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO).
A prisão foi realizada por agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e do Centro de Atividades Judiciais (CAEX) do MPRO. A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do ex-servidor, a pedido da Polícia Civil.
O caso
O ex-servidor pediu para ser exonerado da Defensoria após responder a vários processos administrativos. Depois disso, ele ingressou com uma ação judicial de reparação de danos, mas o pedido foi negado em primeira instância.
Após ter o pedido negado, o ex-servidor passou a enviar mensagens de ameaça e ofensas a membros da Defensoria Pública.
O caso chegou ao Ministério Público, que investigou as ameaças e solicitou a prisão preventiva do acusado, considerando a gravidade das intimidações. O MPRO aguarda a conclusão do inquérito para dar andamento ao processo criminal.
A Defensoria Pública de Rondônia informou ao g1 que não se pronunciará sobre o caso, em respeito ao sigilo das investigações.