A área onde o gado se encontrava é um pasto aberto e limpo, sem árvores, o que leva a suspeitar que o raio atingiu diretamente o solo, causando o trágico incidente.
Na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, foi confirmado um trágico incidente que vitimou 98 cabeças de gado na propriedade do pecuarista Tobias Vial, localizada na Linha 105, Setor Vila Bosco, em Parecis (RO).
O caso, que chocou a comunidade local, foi causado por uma descarga elétrica – queda de raio – ocorrida durante um temporal na noite do último domingo, 13 de outubro, que também atingiu o município de Pimenta Bueno (RO) e o distrito de Jauru-uaru, em Jaru (RO).
Segundo Tobias Vial, o fato foi descoberto apenas na manhã da terça-feira, pelo seu caseiro, que cuidava da propriedade enquanto o pecuarista estava em outro local.
“Eu estava em outra propriedade, em Nova Estrela, distrito de Rolim de Moura (RO). Na segunda-feira, 14 de outubro, a fazenda estava sem energia e meu caseiro acabou verificando outros pastos, sem conferir este em que o gado estava. Somente nesta manhã de terça, ao verificar a área, ele se deparou com o rebanho morto. Provavelmente o raio atingiu enquanto o gado dormia, já que foi na noite de domingo, que tivemos uma forte chuva e um temporal”, explicou Tobias.
O caseiro, ao encontrar os animais mortos, entrou imediatamente em contato com Tobias para informar o ocorrido. A área onde o gado se encontrava é um pasto aberto e limpo, sem árvores, o que leva a suspeitar que o raio atingiu diretamente o solo, causando o trágico incidente.
As informações são do jornalista Rudinei Sbalchiero