Após um ano com muitos casos de arboviroses no município de Cacoal, 2025 começou com um pouco mais de prevenção por parte dos moradores e também do município. Com campanhas de limpeza acontecendo na cidade, a prefeitura disponibilizou caminhões e tratores para ajudar os moradores na limpeza dos quintais.
Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde, Flaviano Melo, mais de 70% dos bairros já foram limpos pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras de Cacoal. Em entrevista, ele declarou: “A gente pede que a população contribua, assim eliminamos a água parada, que elimina o mosquito e assim vamos eliminar as arboviroses.”
De acordo com a Secretaria de Saúde de Cacoal, no ano de 2024 foram notificados 409 casos suspeitos de arboviroses. Destes, 156 foram de dengue, 71 de oropouche e 38 de chikungunya. Somente no bairro Riozinho foram registrados quase 45% de todos os casos de arboviroses no ano passado.
Por conta desses números, muitos moradores estão se precavendo e já realizando as limpezas em seus quintais. Um dos moradores do bairro Riozinho que está cuidando para diminuir a chance de criadouro dos mosquitos é Osmar Marcelino. Segundo ele, “A gente faz o possível né, bota uma terrinha nas plantas e limpa o quintal. Minha mulher já teve dengue três vezes, isso deixou ela traumatizada.”
Marcelino destaca que limpar não é demorado. Segundo ele, meia hora uma vez durante a semana já é suficiente para manter tudo limpo e organizado.
A combinação de esforços entre a prefeitura e os moradores está sendo fundamental para combater as arboviroses em Cacoal. Com a continuidade das campanhas de limpeza e a colaboração da população, a expectativa é de um ano mais seguro e saudável para todos.