Rádio
Rádio Rondônia

Banner


Rádio
Rádio Rondônia

Banner

MPF investiga vídeo divulgado por bolsonaristas após relatos de ataques a indígenas, em Rondônia

(Foto: Assessoria/MPF-RO)

O Ministério Público Federal (MPF), em Rondônia, informou que vai investigar um caso de possível indução ao voto e intimidação contra povos indígenas em municípios do interior do estado. A denúncia foi feita pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), na última semana.

De acordo com a denúncia, um vídeo com conteúdo falso foi amplamente divulgado por grupos bolsonaristas com o objetivo de persuadir o voto das pessoas utilizando o medo, além de colocar parte dos moradores de pelo menos quatro cidades de Rondônia contra os indígenas. Na região vivem povos das etnias Migueleno, Kujubim e Puruborá.

Ao g1, uma liderança indígena afirmou que a situação é de muita tensão e medo na região. Por este motivo ela prefere não se identificar. Segundo ela, os povos estão sendo intimidados e ameaçados frequentemente após a repercussão do vídeo.

“Eles estão jogando a população contra a gente. Estão colocando a vida da gente em risco, porque o que a gente ouve lá são grandes absurdos. Eles [moradores da região] falam que nós queremos tomar a terra deles. Outros falam assim: ‘aquele povo merece morrer'”, relatou a liderança indígena.

Conteúdo do vídeo

(Foto: Cimi/Reprodução)

Entre as informações falsas divulgadas estão que os indígenas “tomarão” as terras dos moradores da região. No vídeo, alvo da denúncia, estão as seguintes frases: “você sabia que a maioria de vocês estão dentro dessa área que é de interesse da Funai [Fundação Nacional do Índio] e que a esquerda promete virar terra indígena?”.

Adiante, com uma música amedrontadora de fundo, o vídeo finaliza com a seguinte colocação: “Você vai pagar para ver? O risco é seu, mas também é meu. Pense”.

A área citada no falso vídeo corresponde aos municípios de São Miguel do Guaporé (RO), Seringueiras (RO), São Francisco do Guaporé(RO) e Costa Marques (RO). Na região vivem povos de pelo menos três etnias que lutam pela demarcação dos seus territórios há décadas.

Denúncia e investigação

Na última semana, o Cimi encaminhou um requerimento de providência para o MPF, argumentando que fica evidente no conteúdo a intenção de colocar a comunidade contra os indígenas.

“Etnias e suas comunidades, ante a violência do manifesto, se encontram amedrontadas, acuadas, com medo de incursões de não índios contra os seus membros e comunidades, temendo por suas vidas”, consta na denúncia.

Ainda segundo o Conselho, no início do mês foi realizada uma reunião no Parque de Exposição de São Francisco de Guaporé, com participação de centenas de pessoas, para discutir o mesmo conteúdo apresentado no vídeo.

A Organização dos Povos Indígenas de Rondônia e Noroeste do Mato Grosso (Opiroma) também se manifestou sobre o caso através de uma nota de repúdio ao que eles chamam de “ataques racistas e anti-indígena que incentiva o ódio”.

“É lamentável que circule nas redes sociais um vídeo com informações falsas sobre a demarcação dos territórios dos povos Migueleno, Kujubim e Puruborá. Onde têm sido utilizados como propaganda eleitoral para obter votos e enganando o povo na região. A área apresentada no vídeo Fake News não corresponde com a realidade dos territórios que já deveriam ter sido demarcados há muitos anos, cabendo ao Estado Brasileiro a garantia desses direitos originários”, consta na nota.

Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...

Seja sábio! Seja educado! – Alberto Dinys

Siga Alberto Dinys no TikTok: @albertodinys__ Irmãos, não vos pude falar...

Porto Velho fica sem transporte coletivo após onda de ataques a ônibus

A cidade de Porto Velho amanheceu sem transporte coletivo...

Bandidos incendeiam outro ônibus em Porto Velho

Mais um ônibus foi alvo de um incêndio criminoso...

Deputado Cirone Deiró entrega implementos agrícolas no Cone Sul do Estado

Neste fim de semana, o deputado estadual Cirone Deiró...

Cirone anuncia mais R$ 5 milhões para escolas municipais de Cacoal

Os recursos estão sendo investidos em construção de salas...

Enchente atinge cidades de Mato Grosso e causa destruição

As cidades de Rio Branco e Salto do Céu,...
spot_img

Notícias relacionadas