Ações que garantam mais segurança no trânsito são desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, e objetivam educar quanto à condução correta de veículos e uso dos equipamentos obrigatórios. Dentre as atividades realizadas, está a “Operação Corta Giro”, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), com o intuito de coibir irregularidades e situações que possam ocasionar acidentes. No domingo (14), no Espaço Alternativo de Porto Velho, a operação resultou na apreensão de uma motocicleta que havia sido furtada.
As operações para coibir os abusos e infrações no trânsito, chamadas popularmente de “rolezinhos”, iniciaram em 2024, e têm o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de todos, a fim de retirar de circulação; motocicletas com escapamentos barulhentos e irregulares, e combater a prática de empinar motos, que ameaça a segurança de todos que frequentam o local.
Além da “Operação Corta Giro”, outras ações resultantes da parceria do Detran-RO e BPTran têm apresentado respostas positivas à população, a exemplo da “Operação Lei Seca”, que retira das ruas condutores que ainda persistem em dirigir sob efeito de álcool; patrulhamento com monitoramento urbano, além de ações orientativas de combate à condução de veículos automotores sem habilitação.
Só da “Lei Seca”, em 2024, foram realizadas 67 ações, com 536 registros de embriaguez; 124 ações de educação no trânsito; 119 de monitoramento urbano; 116 ações de combate às violações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com 30 casos de embriaguez, e a “Operação Corta Giro” recuperou quatro veículos furtados.
Para o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, as ações e os números apresentados comprovam o empenho do Governo de Rondônia, em assegurar mais segurança no trânsito do Estado. “A realização de ações de orientação no trânsito e de repressão são fundamentais para manter a ordem e segurança, por isso, a importância da continuidade. Nossa intenção é criar o Departamento cada vez mais humano, educativo e não punitivo. No entanto, os condutores precisam ter a consciência de que um trânsito seguro é obrigação de todos”, ressaltou.
Segundo o gerente de Apoio Administrativo, Operações e Logística, da Coordenadoria de Operações (Gerlop/Cooptran), do Detran-RO, Joe Araújo dos Santos, a “Operação Corta Giro” visa combater a infringência do Artigo 174 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe a realização de eventos organizados na via pública, sem a devida autorização.
CORTA GIRO
Neste ano, foram realizadas 14 ações da “Operação Corta Giro”, em Porto Velho, contando com a que ocorreu no dia 14 de abril, onde foi recuperada uma motocicleta que apresentava registro de furto, resultando na prisão do condutor e devolução do veículo à proprietária.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, os números e resultados obtidos com as operações, e a melhoria nos indicadores com redução de acidentes e vítimas, demonstram que se está caminhando no rumo certo. Por isso, destacou sobre a continuidade das ações, ressaltando que já se trabalha para sejam permanentes, com regularidade e que ocorram em todo o Estado.
O diretor-geral pontuou, também que, a “Operação Corta Giro” visa a defesa da vida. “O objetivo é combater os maus motociclistas, que empinam motos e colocam a vida dos outros em risco. Por ser um local de grande concentração de pessoas, a segurança e a vida de todos é primordial”, enfatizou.
A equipe do Detran-RO circula pela cidade, tendo apoio de policiais de trânsito, que realizam a segurança e visitam locais em que, comumente, são realizados os “rolezinhos”, como Espaço Alternativo, zona Sul e zona Leste, onde os praticantes se reúnem e saem pela cidade fazendo “zoada”, empinando motos sem escapamentos, cortando o trânsito, subindo pelas calçadas, entre outros delitos do trânsito.