Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Pais e professores buscam solução no MP por recontratação de professores cujos contratos não foram renovados pela SEMED

O Município de Cacoal enfrenta uma grave crise em salas de aulas causada pela não renovação dos contratos de 60 professores pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A exoneração dos profissionais tem gerado grande indignação entre pais, professores, membros do Conselho Municipal de Educação e professores, que agora recorrem ao Ministério Público (MP) em busca de uma solução urgente para evitar maiores prejuízos ao aprendizado dos alunos.

A crise começou quando a SEMED deixou de renovar os contratos dos professores contratados por meio de Processo Seletivo, que poderiam ter sido estendidos por mais um ano. No entanto, o procedimento não foi realizado a tempo, e com a proximidade das eleições, a legislação eleitoral impõe restrições que impedem novas contratações, especialmente porque o atual prefeito é candidato à reeleição. Essa situação criou um impasse, agravando ainda mais a crise educacional no município.

Nas escolas, a ausência dos professores exonerados tem causado caos. Pais relatam que seus filhos enfrentam um ambiente escolar instável, com uma nova professora a cada dia, o que prejudica o aprendizado e afeta o bem-estar emocional das crianças. “Minha filha já teve uma professora diferente todos os dias nesta semana. Isso está afetando não só o aprendizado, mas também o psicológico das crianças”, desabafa uma mãe, cuja filha estuda na Escola Marechal Rondon. Ela e outros pais clamam pela recontratação dos professores, destacando a importância da estabilidade para o desenvolvimento dos alunos.

Preocupado com a situação, o Conselho Municipal de Educação encaminhou documentos ao MP. A instituição argumenta que a SEMED não adotou medidas proativas antes do vencimento dos contratos dos professores, apontando que, se houvesse dúvidas sobre a legalidade da renovação durante o período eleitoral, deveria ter buscado orientação jurídica antecipadamente. “A falta de ação da SEMED criou essa crise, e agora nossas crianças estão pagando o preço,” afirmou um representante do Conselho.

Enquanto aguardam uma resposta do MP, a comunidade escolar de Cacoal espera que seja concedida uma autorização judicial que permita a recontratação dos professores, garantindo assim a continuidade das aulas e o bem-estar dos alunos.

A luta por uma educação de qualidade em Cacoal continua, e a expectativa é que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias para resolver essa crise o mais rápido possível, evitando mais danos ao processo educacional e assegurando um ambiente escolar estável e respeitoso.


Destaques desta semana

Suspeito de abuso contra neta é preso durante ação policial

Ji-Paraná (RO) — Na tarde da última quinta-feira, 26,...

Apreensão de entorpecentes desarticula esquema de distribuição em Cacoal

Cacoal (RO) — A Polícia Militar de Rondônia realizou...

Licenciamento de veículos com placas final 1, 2 e 3 vence em 31 de março

Proprietários de veículos com placa final 1, 2 ou...

Acidente em Vilhena: motorista tenta se esconder em outra oficina após atingir caminhão

Vilhena (RO) - Na manhã da última terça-feira (24),...

Contempladas do programa CNH Social em Ariquemes e Ji-Paraná recebem as novas permissões para dirigir

Novas Permissões para Dirigir (PPD) foram entregues pelo governo...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Cirone Deiró e Alan Queiroz garantem reforma de escolas municipais de Cacoal

Cacoal (RO) — O deputado estadual Cirone Deiró anunciou,...

Suspeito de abuso contra neta é preso durante ação policial

Ji-Paraná (RO) — Na tarde da última quinta-feira, 26,...

Apreensão de entorpecentes desarticula esquema de distribuição em Cacoal

Cacoal (RO) — A Polícia Militar de Rondônia realizou...

Licenciamento de veículos com placas final 1, 2 e 3 vence em 31 de março

Proprietários de veículos com placa final 1, 2 ou...

Ó mulher cristã, és a filha de um Rei Onipresente! | Alberto Dinys

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito...

Cirone Deiró amplia apoio para pessoas com deficiência

O trabalho realizado pelo deputado estadual Cirone Deiró, em...

Polícia Civil prende suspeito de atirar em mãe com bebê após briga de trânsito

Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Civil do...

Notícias relacionadas