Banner

Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia


Pais e professores buscam solução no MP por recontratação de professores cujos contratos não foram renovados pela SEMED

O Município de Cacoal enfrenta uma grave crise em salas de aulas causada pela não renovação dos contratos de 60 professores pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A exoneração dos profissionais tem gerado grande indignação entre pais, professores, membros do Conselho Municipal de Educação e professores, que agora recorrem ao Ministério Público (MP) em busca de uma solução urgente para evitar maiores prejuízos ao aprendizado dos alunos.

A crise começou quando a SEMED deixou de renovar os contratos dos professores contratados por meio de Processo Seletivo, que poderiam ter sido estendidos por mais um ano. No entanto, o procedimento não foi realizado a tempo, e com a proximidade das eleições, a legislação eleitoral impõe restrições que impedem novas contratações, especialmente porque o atual prefeito é candidato à reeleição. Essa situação criou um impasse, agravando ainda mais a crise educacional no município.

Nas escolas, a ausência dos professores exonerados tem causado caos. Pais relatam que seus filhos enfrentam um ambiente escolar instável, com uma nova professora a cada dia, o que prejudica o aprendizado e afeta o bem-estar emocional das crianças. “Minha filha já teve uma professora diferente todos os dias nesta semana. Isso está afetando não só o aprendizado, mas também o psicológico das crianças”, desabafa uma mãe, cuja filha estuda na Escola Marechal Rondon. Ela e outros pais clamam pela recontratação dos professores, destacando a importância da estabilidade para o desenvolvimento dos alunos.

Preocupado com a situação, o Conselho Municipal de Educação encaminhou documentos ao MP. A instituição argumenta que a SEMED não adotou medidas proativas antes do vencimento dos contratos dos professores, apontando que, se houvesse dúvidas sobre a legalidade da renovação durante o período eleitoral, deveria ter buscado orientação jurídica antecipadamente. “A falta de ação da SEMED criou essa crise, e agora nossas crianças estão pagando o preço,” afirmou um representante do Conselho.

Enquanto aguardam uma resposta do MP, a comunidade escolar de Cacoal espera que seja concedida uma autorização judicial que permita a recontratação dos professores, garantindo assim a continuidade das aulas e o bem-estar dos alunos.

A luta por uma educação de qualidade em Cacoal continua, e a expectativa é que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias para resolver essa crise o mais rápido possível, evitando mais danos ao processo educacional e assegurando um ambiente escolar estável e respeitoso.




Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fiscalização na BR-425 resulta na apreensão de 225 munições em caminhonete em Nova Mamoré

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, durante fiscalização de...

Dia do Caminhoneiro: PRF orienta motoristas de carga em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia promoveu, na última...

Show gratuito: Joelma é confirmada no aniversário de Porto Velho

A cantora Joelma fará um show gratuito em Porto...

Operação resgata venezuelanos em situação de escravidão dentro de Terra Indígena em Rondônia

Dois trabalhadores venezuelanos foram resgatados de condições análogas à...

Homem é condenado por matar jovem em conveniência de Porto Velho

Glalderson Nascimento dos Santos, conhecido como “Loirinho”, foi condenado...

Cacoal: Cirone busca recursos para escolas afetadas pelas chuvas

O estrago causado nas escolas, pelas chuvas ocorridas recentemente...

PF deflagra operação contra tráfico interestadual de drogas em Rondônia

A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (16/9), a Operação...

Notícias relacionadas