Na manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Brasilândia do Oeste/RO, deflagrou a Operação “Salus”, com o objetivo de apreender cigarros eletrônicos, também conhecidos como DEF, POD ou Vaper.
A operação, que leva o nome “Salus” — termo em latim para “saúde” —, visa combater a comercialização ilegal desses dispositivos, que têm sido amplamente usados por adolescentes na cidade. Esses cigarros eletrônicos, além de serem proibidos, representam graves riscos à saúde, como o surgimento de câncer e doenças respiratórias e cardiovasculares, além da possibilidade de desenvolver Evali, uma doença pulmonar associada ao uso de produtos de cigarro eletrônico.
A investigação, que durou dois meses, envolveu o monitoramento de locais de venda, incluindo apreensões em escolas e eventos festivos. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em quatro estabelecimentos comerciais, dos quais dois foram flagrados com os dispositivos proibidos, resultando na prisão dos proprietários. Os suspeitos foram autuados pelo art. 334-A, §1º, IV do Código Penal, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para quem comercializa mercadorias proibidas.
Sem direito a fiança, os empresários foram encaminhados à Unidade Prisional de Alvorada do Oeste, onde aguardarão a decisão judicial.
A Polícia Civil de Rondônia reforça seu compromisso no combate à venda ilegal de produtos prejudiciais à saúde e na proteção dos menores da cidade.