
Serviços de saúde, incluindo atendimento com clínico geral, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e avaliação odontológica, bem como emissão de documentos pessoais, como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), Passe Livre estadual para pessoa idosa ou com deficiência; auxílio na negociação de dívidas e orientação nas relações de consumo; benefícios do INSS, assistência jurídica, corte de cabelo, designer de sobrancelha, massagem profissional, cadastro no programa Geração Emprego, palestras sobre primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar básico, prevenção a incêndios, entre outros, estão na lista de atendimentos do programa estadual Rondônia Cidadã, que acontecerá neste fim de semana no distrito de Divinópolis, no município de Cacoal. O atendimento à população será feito no sábado (22), das 8h às 16h, e no domingo (23), das 8h às 12h, na Escola Dr. João de Deus Simplício, localizada na Linha 14, Lote 33, Gleba 13 – Área rural.
Esta é a 2ª edição do ano do Rondônia Cidadã, programa idealizado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), e implantado pelo governo de Rondônia com o intuito de ofertar, de forma rápida e simples, acesso da população a serviços básicos nas áreas social, saúde, educação, segurança, entre outras. A primeira edição de 2025 foi realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, no distrito de São Domingos do Guaporé, pertencente ao município de Costa Marques, quando foram realizados 3.125 atendimentos diversos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Rondônia Cidadã exerce função fundamental para a população por levar serviços diversos aos fins de semana, considerando que muitas pessoas enfrentam dificuldades para serem atendidas em dias úteis. “Com o programa, o governo garante atendimento de saúde, assistência social, educação, entre outras áreas, inclusive lazer e diversão para as crianças e adolescentes”, destacou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, ressaltou que acolhimento e orientações também são promovidos pelas equipes que atuam em programas como o Mulher Protegida e Mamãe Cheguei. “São dois dias de trabalho intenso para atender a um maior número de pessoas, inclusive são ofertados cortes de cabelo e designer de sobrancelha para aumentar a autoestima”, enfatizou, completando que uma pessoa pode ter mais de um atendimento no sábado e também voltar no domingo.