Um nota de convocação enviada à imprensa, em tom de desabafo, o Sindicato dos servidores da Idaron enumera os motivos, convoca assembleia geral e promete parar as atividades da Agência.
Da assessoria – “O Sindicato dos Servidores da IDARON convoca assembleia para próximo sábado dia 11/05 na cidade de Ji-Paraná e pode selar paralização das atividades de fiscalização na Agência IDARON, o que seria um grande prejuízo para a economia do estado.”
Na primeira gestão do Coronel os servidores da agência foram totalmente ignorados e não tiveram nenhuma de suas pautas atendidas, vale lembrar que durante a pandemia esses valorosos servidores não pararam um único dia e garantiram com o ardo-o trabalho a certificação de Rondônia como zona livre de vacinação contra a febre aftosa sem vacinação, um grande marco para o estado abrindo novas fronteiras para a nossa carne.
Após o grande lapso de reconhecimento, durante a sua campanha de reeleição o Governador prometeu atender as demandas da categoria no segundo semestre de 2023, mas priorizou outra categoria. Até o prezado momento o que se ver dentro da agência são perseguições para com servidores, cobranças ilegais de direitos adquiridos, cobranças financeiras ilegais e sem autorização ou comunicação prévia aos servidores e fechamento de postos de fiscalização em fronteiras, dentre outros disparates.
O estado está prestes a receber auditória do MAPA para manutenção de status de zona livre sem vacinação, se prepara para realização do Rondônia Rural Show e muitos servidores estarão trabalhando na fiscalização de entrada e saída de animais dentro do parque, além da declaração de rebanho de todo o estado.
Uma greve ou paralização da IDARON custará um preço alto para o estado que está acostumado fechar no azul anualmente graças ao Agronegócio.
Já são 12 anos de luta do Sindicato da IDARON e, infelizmente, sem resposta.