Banner

Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia


Indigenista denuncia ataque contra povo indígena Zoró em Rondônia

Segundo a denunciante, a caminhonete de uma das lideranças foi incendiada madeireiros durante o fim de semana. Ivaneide afirma que dentro do território indígena ocorre a extração ilegal de madeira

Indígena denúncia ataque na Terra Indígena Zoró — Foto: Divulgação

A indigenista Ivaneide Bandeira (Neidinha) utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (1º), para denunciar um ataque realizado contra indígenas da etnia Zoró. Segundo a denunciante, a caminhonete de uma das lideranças foi incendiada madeireiros durante o fim de semana.

Neidinha relata que a liderança do povo indígena Zoró está ameaçada e pede medidas protetivas. No vídeo ela também denuncia invasões à Terra Indígena onde o povo habita e pede fiscalização e monitoramento dos órgãos responsáveis.

PF flagra queimada na Terra Indígena Zoró — Foto: PF/Divulgação

Nas imagens divulgadas, é possível ver a caminhonete completamente destruída pelo fogo em uma estrada na TI Zoró, que fica localizada entre Rondônia e Mato Grosso.

Ivaneide afirma que dentro do território indígena ocorre a extração ilegal de madeira e que os supostos invasores estão ameaçando os povos originários. Ela pede a retirada imediata dos madereiros da região. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi acionada.

No final de 2023, a Polícia Federal fez um sobrevoou sobre a Terra Indígena Zoró e encontrou pontos de desmatamento, uma grande área de queimadas e terrenos completamente destruídos pelo fogo.

Este ano, em janeiro, um grupo de pessoas foi denunciado à Justiça Federal por atuar com a extração ilegal de ouro no território indígena Zoró. Dez homens são processados por crimes contra a ordem econômica, crimes ambientais e por associação criminosa.

O g1 procurou a Funai e a Polícia Federal com questionamentos sobre o ataque sofrido pela liderança Zoró, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.


Fonte:G1 RO


Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Notícias relacionadas