Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Concurso público em Cacoal é suspenso por decisão liminar do MPRO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve, junto ao Poder Judiciário, decisão liminar que determina a suspensão imediata do concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Cacoal, deflagrado pelo Edital nº 1/2024. A decisão também prevê que sejam cessadas convocações e nomeações para posse nos cargos públicos decorrentes do certame. Realizado em novembro do ano passado, o concurso registra indícios de irregularidades, como uso de aparelhos celulares durante a prova objetiva.

A tutela provisória foi concedida em ação civil pública proposta pela Promotora de Justiça Daeane Zulian Dorst, após aportarem ao MP informações sobre prisão de um candidato por uso de aparelho celular durante a prova, em 17 de novembro do ano passado, bem como denúncias posteriores sobre condutas que comprometeriam o cumprimento de regras previstas em edital.

Conforme o Ministério Público, no caso do candidato preso, o telefone teria sido utilizado para enviar imagens do exame em andamento a um grupo de aplicativo de mensagens.

A esse fato, somam-se reclamações de candidatos referentes a não disponibilização de envelopes de segurança para a guarda dos itens proibidos durante a prova. Há também informações de que pessoas foram vistas utilizando materiais não permitidos, como celular e relógios, no andamento do exame. Os equipamentos teriam, inclusive, emitido sons, sem providências dos fiscais, os quais, teriam se ausentado das salas, em algumas situações.

Para o MP, os procedimentos irregulares promovidos pela banca organizadora Consulplan comprometeram a lisura do concurso, frustrando o interesse público.

Assim, foi requerida tutela provisória, uma vez que o certame continua a tramitar regularmente, estando na fase de convocação dos aprovados, podendo sua continuidade gerar a posse de servidores, que, futuramente, serão prejudicados por eventual anulação do certame.

O Poder Judiciário acatou o pedido, determinando a suspensão imediata do Concurso Público da Prefeitura de Cacoal deflagrado pelo Edital nº 1/2024, bem como a consequente cessação de todas as convocações e nomeações para posse nos cargos públicos.


Fonte:MPRO

Destaques desta semana

Mulher é conduzida à delegacia após causar perturbação em posto de combustíveis, em Cacoal, RO

Uma mulher foi conduzida à Unidade Integrada de Segurança...

Servidores da educação decidem por greve, em Cacoal, RO

Compartilhar: O apresentador Diego Maia, que atua em mais de...

Pré-candidatos ao Governo de Rondônia são destaque no terceiro dia da Marcha dos Vereadores em Cacoal

O auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)...

PEC Menor: proposta reacende debate sobre responsabilização de adolescentes no Brasil

Discussão sobre redução da maioridade penal volta ao centro...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

“Não foi milagre, apenas gestão séria e combate à corrupção”, diz Hildon Chaves

Declaração feita durante a 3ª Marcha dos Vereadores de...

Associações de Santa Luzia e Espigão do Oeste recebem implementos com apoio de Cirone

Os produtores foram contemplados com secador de café, carreta...

Caminhoneiro morre após carreta carregada de soja tombar na BR-364

Um caminhoneiro de 50 anos, identificado como Josimar Francisco...

Mulher ateia fogo em cama durante discussão com o marido, em Cacoal, RO

Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou a Polícia Militar...

Jovem é morto a tiro após discussão em sítio na zona rural de Parecis

Um jovem identificado como Alex Viana Ribeiro, 20 anos,...

Notícias relacionadas