Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



MPF aciona Justiça contra Unir por burlar Lei de Cotas durante uma década

Segundo o MPF, a Unir suprimiu mais de 50 vagas que deveriam ter sido reservadas a candidatos negros

Universidade Federal de Rondônia, Unir — Foto: Jaíne Quele Cruz/g1

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça na última semana contra a Universidade Federal de Rondônia (Unir), acusando-a de descumprir a Lei de Cotas em concursos para professores ao longo de uma década. Segundo o órgão, a instituição suprimiu mais de 50 vagas que deveriam ter sido reservadas exclusivamente a candidatos negros.

👉A Lei de Cotas exige que um percentual de vagas seja reservada para candidatos negros (pretos e pardos), abrangendo órgãos da administração pública federal, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.

Para embasar a ação, o MPF utilizou dados de um relatório do Observatório de Políticas Afirmativas Raciais (Opará), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O estudo examinou os editais da Unir desde o primeiro concurso, realizado em 2015, e concluiu que, em vez de aplicar os 20% de cotas sobre o total de vagas, a universidade fracionou a reserva por áreas de conhecimento.

Entenda: A Lei de Cotas determinava que 20% (atualmente o percentual é de 30%) das oportunidades em concursos públicos sejam reservadas a candidatos negros, mas essa regra só se aplica quando o cargo oferece pelo menos três vagas no total. Como a maioria das áreas de conhecimento da Unir abriu apenas uma ou duas colocações em 2015, eles não se enquadravam nesse critério. Assim, apenas duas áreas tinham número suficiente para aplicar cotas.

Edital 2015 da Unir — Foto: Universidade Federal de Rondônia – Observatório de Políticas Afirmativas Raciais (Opará)/ Reprodução

Na prática, a Unir destinou somente duas vagas a candidatos negros em 2015, o que corresponde a 3,64% do total, muito abaixo dos 20% previstos em lei. O relatório destaca que, se a lei tivesse sido aplicada corretamente sobre o total de vagas do cargo, deveriam ter sido reservadas 11 vagas.

No edital, a Universidade justificava que “devido ao insuficiente número de vagas destinadas para cada área, não será possível atender o percentual equivalente a 20% do total das vagas por área aos candidatos negros”.

As irregularidades seguiram nos editais dos anos seguintes. No edital de 2017, a Unir passou a realizar sorteios para “escolher” quais áreas receberiam o benefício de cotas para negros e pessoas com deficiência.

Segundo o MPF, a forma como a Unir organizou os concursos fez com que a Lei de Cotas fosse desrespeitada. Outro problema apontado é que candidatos negros que passaram pela ampla concorrência (sem usar cotas) eram contabilizados como cotistas, o que distorcia os números.

O g1 entrou em contato com a Universidade Federal de Rondônia, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

O que o MPF está pedindo

Na Ação Civil, o MPF pede que a Unir crie um “Banco Fixo de Reserva de Vagas” para repor as 58 vagas que foram sonegadas aos candidatos negros.

Além disso, o órgão federal pede uma indenização total de R$ 61 milhões por danos materiais e danos morais coletivos.

O processo tramita na 2ª Vara Federal Cível Justiça Federal em Rondônia.


Fonte:G1 RO

Destaques desta semana

Adolescente suspeita de ataque contra avós na zona rural de Ariquemes se entrega à Polícia

Acusada de matar o avô e deixar a avó...

Passageiro é flagrado com 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia apreendeu, nesta quarta-feira...

Polícia Militar apreende adolescente com 17 quilos de maconha em Guajará-Mirim

Na madrugada desta terça-feira (24/02), policiais militares do 6º...

Duas pessoas são presas durante ação da PF contra crimes ambientais em RO e MT

Ji-Paraná/RO - A Polícia Federal, em conjunto com o...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Prefeitura define banca do concurso da Guarda Municipal de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho divulgou nesta quinta-feira (26)...

Passageiro é flagrado com 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia apreendeu, nesta quarta-feira...

Polícia Militar apreende adolescente com 17 quilos de maconha em Guajará-Mirim

Na madrugada desta terça-feira (24/02), policiais militares do 6º...

Andreazza: Associação recebe recolhedora de café com apoio de Cirone

A Associação de Produtores Rurais Rio Branco (Asprorib), localizada...

Duas pessoas são presas durante ação da PF contra crimes ambientais em RO e MT

Ji-Paraná/RO - A Polícia Federal, em conjunto com o...

Notícias relacionadas