Rádio
Rádio Rondônia

Banner


Rádio
Rádio Rondônia

Banco Central sobe taxa de juros para 14,75% ao ano, maior valor desde 2006

Decisão veio alinhada às expectativas do mercado financeiro, que projetava a elevação dos juros

Reunião foi concluída nesta quarta | Marcello Casal Jr

De formas unânime, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (7) aumentar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, para 14,75% ao ano, o maior patamar desde julho de 2006.

A alta é a sexta consecutiva desde setembro do ano passado. A decisão veio alinhada às expectativas do mercado financeiro, que projetava a elevação dos juros.

Segundo o Copom, o atual cenário econômico “segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho”.

“Tal cenário prescreve uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período prolongado para assegurar a convergência da inflação à meta”, justificou o comitê ao anunciar a alta da Selic.

Selic pode subir na próxima reunião do Copom

O Copom volta a se reunir nos dias 17 e 18 de junho e pode promover uma nova alta na taxa de juros. No comunicado divulgado nesta quarta, o comitê destacou que “o cenário de elevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação”.

“O Comitê se manterá vigilante e a calibragem do aperto monetário apropriado seguirá guiada pelo objetivo de trazer a inflação à meta no horizonte relevante e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.”

“Superquarta”

Além da decisão dos juros pela autoridade monetária brasileira, o Federal Reserve (Banco Central americano) também divulgou nesta quarta a taxa de juros dos EUA. A decisão foi de manter o indicador inalterado, na faixa entre 4,25% a 4,50% ao ano.

A divulgação das taxas de juros dos dois países no mesmo dia é popularmente conhecida como “superquarta”.

Aumento da taxa

Para o economista Hugo Garbe, o aumento de 0,5 ponto percentual representa uma resposta a um conjunto de pressões que têm dificultado a condução da política monetária: inflação resistente, desequilíbrio fiscal e ambiente externo adverso.

“A inflação acumulada nos últimos 12 meses tem se mantido acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, com núcleos inflacionários persistentes, especialmente no setor de serviços. O comportamento dos preços indica que a desinflação estrutural ainda não se consolidou, mesmo diante de uma economia que dá sinais de desaceleração. O consumo das famílias enfraqueceu e a produção industrial recuou, mas isso não tem sido suficiente para conter as pressões sobre o nível geral de preços”, disse.

Para o advogado especialista em direito tributário e empresarial Leonardo Roesler, sócio do RCA Advogados, “o aumento da Selic tende a provocar, quase que imediatamente, um encarecimento generalizado do crédito, com impactos severos sobre o consumo das famílias e os investimentos produtivos”.

“Em um país em que o mercado interno desempenha papel central na sustentação do crescimento, desestimular o consumo por meio do aumento do custo do financiamento fragiliza ainda mais a já combalida capacidade de recuperação da demanda agregada. Ao limitar o acesso ao crédito pessoal, à aquisição de bens duráveis e à renegociação de dívidas, a elevação da taxa de juros repercute diretamente na redução do poder de compra da população, agravando a sensação de insegurança econômica e retraindo o consumo”, comentou.

Entenda a Selic

A Selic é o principal instrumento para controlar o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. No entanto, taxas maiores dificultam o crescimento econômico.

A taxa básica de juros é uma forma de piso para os demais juros cobrados no mercado. Ela serve como o principal instrumento do BC para manter a inflação sob controle, perto da meta estabelecida pelo governo.

Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam alternativas de investimento.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando os juros básicos são reduzidos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo.

A Selic é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que as instituições financeiras fazem em títulos públicos federais.

É a taxa Selic que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo em empréstimos ou financiamentos. Por esse motivo, os juros que os bancos cobram dos consumidores são sempre superiores à Selic.


Fonte:R7

Banner

Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Deus te abençoe hoje! — Por Alberto Dinys

Por Alberto Dinys “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos...

PF fiscaliza empresas de curso de formação de vigilantes em todo o Brasil

A Polícia Federal deflagrou hoje Operação Formação Legal IV,...

Mães compartilham histórias que inspiram

Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório...

Edital

ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS NA AGRICULTURA – ASTRA CNPJ: 03.662.892/0001-84 LINHA...

Edital

ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS NA AGRICULTURA – ASTRA CNPJ: 03.662.892/0001-84 LINHA...

PM recupera motoneta no bairro Village do Sol em Cacoal

Nesta semana, uma guarnição do 4º Batalhão da Polícia...

Notícias relacionadas