Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia




Inscrições para o Prouni 2026 estão abertas e oferecem bolsas integrais e parciais em instituições privadas

Candidatos têm até sexta-feira, 10 de julho, para participar da seleção; resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de julho.

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior com o auxílio de uma bolsa de estudos já podem se inscrever no processo seletivo do segundo semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições começaram nesta terça-feira (7) e seguem abertas até a próxima sexta-feira, dia 10 de julho.

O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Criado pelo Governo Federal, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e bolsas parciais, com desconto de 50%, para cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior de todo o país.

Durante a inscrição, o candidato deverá escolher se deseja concorrer às vagas da ampla concorrência ou às bolsas destinadas às políticas de ações afirmativas, voltadas para pessoas com deficiência (PCD) e candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

Para participar da seleção, é necessário ter concluído o ensino médio e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2024 ou 2025. O estudante também deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e não pode ter zerado a redação.

Os candidatos que participaram do Enem apenas na condição de treineiros, ou seja, para fins de autoavaliação antes da conclusão do ensino médio, não estão aptos a participar do processo seletivo do Prouni 2026.

Outro requisito importante é o enquadramento nos critérios de renda familiar. Para concorrer às bolsas integrais, a renda bruta mensal por pessoa da família deve ser de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais seguem os critérios estabelecidos pelo programa para essa modalidade.

O cronograma do Ministério da Educação prevê a divulgação da primeira chamada no dia 15 de julho. Os candidatos que não forem selecionados nessa etapa ainda terão uma nova oportunidade, já que a segunda chamada está prevista para o dia 5 de agosto.

O Ministério da Educação orienta os candidatos a conferir atentamente todas as informações exigidas no momento da inscrição e acompanhar o calendário oficial do programa para não perder os prazos de comprovação das informações e eventual matrícula na instituição de ensino escolhida.


Destaques desta semana

Homem é morto com vários tiros em residência no bairro Riozinho, em Cacoal, RO

Um homem identificado como Flabio Oliveira Martins, que supostamente...

Cássio Gois ganha destaque entre os rondonienses e fortalece caminhada pela reeleição

Cássio Gois vem conquistando cada vez mais espaço e...

Rondônia terá sexta-feira de calor e tempo instável; Cacoal pode chegar aos 38°C

As temperaturas devem variar, com máximas chegando a 34°C...

Marcos Rogério realiza primeira reunião como candidato ao Governo em Cacoal e reúne grande público

O senador Marcos Rogério realizou, em Cacoal, sua primeira...

Motorista de Kombi é conduzido à delegacia após recusar bafômetro e resistir à abordagem em Cacoal, RO

Condutor apresentava sinais aparentes de embriaguez e admitiu ter...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

Por que Rondônia precisa de Luiz Cláudio da Agricultura em Brasília

Por Fernando Agrônomo Sou agrônomo e vivo diariamente a realidade...

Brasileiros ainda têm bilhões de reais esquecidos em bancos

Milhões de brasileiros ainda têm dinheiro esquecido em bancos...

Homem é morto com vários tiros em residência no bairro Riozinho, em Cacoal, RO

Um homem identificado como Flabio Oliveira Martins, que supostamente...

Candidata a deputada estadual Noeli Deiró realiza adesivaço neste sábado em Cacoal

A candidata a deputada estadual Noeli Deiró realiza neste...

FICCO/RO combate fraudes eletrônicas contra instituições financeiras

Porto Velho/RO. A Força Integrada de Combate ao Crime...

Anvisa suspende chás que prometem efeitos emagrecedores

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adotou, nessa...

Notícias relacionadas