Retorno do atendimento pericial reforça a estrutura da Polícia Civil e garante mais dignidade e celeridade nos serviços para a população da região.

Durante agenda em Porto Velho, a deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) anunciou uma importante conquista para os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré: o restabelecimento do serviço de médico-legista na região.
O atendimento será retomado com o retorno do Dr. Matheus, que atuará de domingo a quarta-feira, período em que há maior incidência de ocorrências e demandas periciais. Além disso, a técnica de necrópsia também voltará a compor a equipe local, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento à população.
A parlamentar destacou que o diálogo com a Polícia Civil foi fundamental para viabilizar o retorno do serviço.
“Quero agradecer imensamente ao Dr. Jeremias, ao senhor doutor e a toda a equipe técnica. Viemos tratar justamente da situação do médico-legista e da técnica de necrópsia da nossa região, para que o serviço fosse restabelecido. Sabemos que o número de servidores da Polícia Civil é reduzido e muitas vezes há necessidade de remanejamentos, mas tivemos um bom diálogo e mostramos claramente a grande necessidade que temos ali”, explicou Dra. Taíssa.
Importante conquista para os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré: o restabelecimento do serviço de médico-legista na região (Foto: Assessoria Parlamentar)
A deputada também reforçou a importância de a população compreender o papel e o tempo necessários para a realização dos exames periciais.
“Os exames de necrópsia, por exemplo, são essenciais para identificar a causa da morte e investigar possíveis crimes. É importante que todos compreendam que se trata de um trabalho técnico e delicado, que exige tempo e precisão”, destacou.
O Dr. Jeremias, representante da Polícia Civil, confirmou o retorno dos serviços e explicou a nova organização do atendimento: “Fiquem tranquilos, a Polícia Civil fará sua parte restabelecendo os serviços.O Dr. Matheus retornará ao trabalho no mesmo período em que já atuava — de domingo a quarta-feira —, que é quando ocorre o maior índice de violência na região.
De quinta a sábado ainda estamos ajustando o planejamento, mas por ora será mantido o que havia antes, com os casos sendo removidos para Porto Velho. A Polícia Civil, apoiada por outros órgãos, está comprometida em fazer sua parte e, futuramente, com a realização de novos concursos públicos para médico-legista, poderemos fortalecer ainda mais esse serviço”, explicou.
A deputada fez questão de agradecer também o apoio das lideranças estaduais que colaboraram para essa conquista.
“Quero agradecer muito ao Dr. Lucas, ao chefe da Casa Civil, Elias Rezende, e ao nosso governador, Coronel Marcos Rocha, por olharem com atenção para essa demanda tão importante. Guajará-Mirim e Nova Mamoré são regiões de fronteira, e precisam desse olhar diferenciado e desse compromisso com a segurança e a dignidade da população”, ressaltou Dra. Taíssa.
Com o trabalho conjunto entre o Parlamento, o Governo do Estado e a Polícia Civil, o serviço pericial será reorganizado, garantindo mais eficiência, respeito e dignidade às famílias da região.
Texto: Geiciany Gonçalves | Assessoria Parlamentar
Foto: Assessoria Parlamentar