Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Impulsionada pelos datacenters, autoprodução lidera contratos de solar e eólica no mercado livre em 2024, aponta estudo da CELA

Os projetos de autoprodução no mercado livre em 2024 mantiveram o protagonismo nos contratos de longo prazo de energia renovável (solar e eólica) no Ambiente de Contratação Livre (ACL) em 2024, impulsionados principalmente pelos datacenters que operam no Brasil, segundo estudo da CELA (Clean Energy Latin America), especializada em assessoria financeira e consultoria estratégica para empresas e investidores no segmento de transição energética no Brasil e no mundo.

De acordo com a consultoria, a modalidade de autoprodução, que consiste no suprimento de energia renovável para grandes consumidores que podem contratar livremente a eletricidade de uma usina construída para tal finalidade, foi responsável por 30 contratos de compra e venda de energia de longo prazo assinados em 2024, num total de 31 acordos celebrados no período. Foram 18 contratos de energia solar e 11 acordos de energia eólica, além do ineditismo de dois projetos híbridos (eólica e solar), equivalentes a 1,7 gigawatts (GW) de plantas fotovoltaicas e 0,6 GW de eólicas.

Com a maior abertura do mercado livre para os consumidores do perfil varejo, de menor porte, a quantidade de contratos de longo prazo, cresceu de um ano para outro (em 2023, foram 23 acordos mapeados). Já o volume de energia comercializada caiu de 969 megawatts-médios (MWmédios) para 659 MWmédios entre os períodos.

Essa queda, segundo análise da CELA, é explicada pela mudança de perfil do consumidor que entra no mercado livre com a maior abertura e, principalmente, pelos entraves recentes enfrentados pelo setor, como dificuldades de aprovar e conectar projetos na rede, recrudescimento das políticas de incentivos e maior acirramento na venda de energia no ACL.

Ainda segundo o estudo, que está na nona edição, no último ano, o volume financiado por instituições financeiras dos PPAs assinados foi de R$ 3,9 bilhões, ante os R$ 5,4 bilhões em 2023. Para Camila Ramos, CEO da CELA, os projetos de autoprodução têm se tornado, ao longo dos últimos três anos, a principal aposta dos grandes consumidores de energia no ACL, justamente pela viabilidade econômico-financeira combinada com garantia de suprimento renovável para os consumidores.

“Esses projetos ganharam uma grande participação dos datacenters no País e são hoje a mola propulsora do mercado livre, com grande aderência, inclusive, dos novos entrantes pela maior abertura do ACL no último ano”, comenta. “Outras tendências significativas no setor são os contratos em dólares, que têm se tornando cada vez mais relevantes nos acordos assinados nos últimos anos e o surgimento de contratos de autoprodução com prazos mais curtos”, conclui.

O relatório completo da CELA traz 93 páginas com análise detalhada desses contratos, incluindo preços dos contratos, compradores de energia (offtakers), prazo dos contratos, perfil da entrega da energia, preço da modulação, tratamentos contratuais do curtailment, financiamento, custo de implantação dos projetos, entre outros.

Desde a primeira edição do relatório da CELA, em 2017, foram mapeados 171 PPAs de energia eólica e solar de longo prazo no ACL, que representam uma capacidade instalada de 17,4 gigawatts (GW). O acumulado desses contratos equivale a 4.806 MWmédios, sendo 2.803 MWmédios de energia solar, 1.945 MWmédios de energia eólica e outros 50 MWmédios de energia híbrida solar + eólica.

Sobre a CELA

A CELA – Clean Energy Latin America é uma butique de investimentos que presta assessoria financeira e consultoria estratégica a empresas e investidores do setor de transição energética na América Latina. É especializada nos setores de energia eólica, solar fotovoltaica, armazenamento de energia, bioenergia, biogás, biometano e hidrogênio verde. Trabalha com planos de negócios, a análise de viabilidade de projetos, captação de recursos, M&A, project finance estruturação financeira de PPAs e APEs no mercado livre e regulado.




Destaques desta semana

Colisão em cadeia mata Pablo Junior e motorista foge em Cacoal

Cacoal/RO — Um grave acidente de trânsito registrado no...

Homem é investigado por fingir ser policial federal nas redes sociais em RO

Um homem está sendo investigado pela Polícia Federal em...

Polícia Civil deflagra Megaoperação Interestadual contra lideranças de Facção Criminosa em RO, MT e RJ

Uma megaoperação interestadual foi deflagrada nesta sexta-feira (12) pela...

Operação Beira Rio investiga roubo armado no porto Cai N’Água

Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Civil do...

Sala Vermelha do João Paulo II é modernizada e reaberta pelo governo de Rondônia

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Colisão em cadeia mata Pablo Junior e motorista foge em Cacoal

Cacoal/RO — Um grave acidente de trânsito registrado no...

Homem é investigado por fingir ser policial federal nas redes sociais em RO

Um homem está sendo investigado pela Polícia Federal em...

Fiscalização em depósito dos Correios identifica pacote com maconha

Na manhã desta sexta-feira, 12, uma guarnição da Força...

Caminhoneiro é encontrado morto em carreta no pátio de posto de gasolina

Um motorista de 53 anos foi encontrado morto na...

Mais salas de aula para Rolim de Moura com apoio de Cirone

A Escola Municipal de Educação Infantil Neusa Santos de...

Polícia Civil deflagra Megaoperação Interestadual contra lideranças de Facção Criminosa em RO, MT e RJ

Uma megaoperação interestadual foi deflagrada nesta sexta-feira (12) pela...

Caminhão com indícios de adulteração é apreendido pela PRF em Porto Velho

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia realizou, nesta...

Notícias relacionadas