Banner

Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia


Cacoal e Ariquemes recebem equipe internacional para avaliação da prevenção do HIV materno-infantil

Os municípios de Cacoal e Ariquemes foram selecionados pelo Ministério da Saúde e validados pela Opas/OMS para receber a equipe internacional de avaliadores

Rondônia foi selecionada como território de referência na eliminação da transmissão vertical do HIV — quando o vírus deixa de ser transmitido de mãe para filho durante a gestação, o parto ou a amamentação — em virtude da boa atuação do governo do estado, por intermédio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO), responsável por consolidar práticas exitosas de prevenção, cuidado materno-infantil e vigilância epidemiológica.

O Brasil está em processo de ser reconhecido internacionalmente como país apto a eliminar a transmissão vertical do HIV como problema de saúde pública. A certificação é concedida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) ao Ministério da Saúde (MS), e o resultado final está previsto para ser divulgado em dezembro de 2025.

Os municípios de Cacoal e Ariquemes foram selecionados pelo Ministério da Saúde e validados pela Opas/OMS para receber a equipe internacional de avaliadores. A missão ocorre entre os dias 18 e 23 de agosto, quando os especialistas da Opas/OMS, Ministério da Saúde e a equipe da Agevisa/RO realizam visitas aos serviços de saúde dos municípios, para verificar presencialmente o funcionamento da Rede de Atenção às gestantes e crianças.

De acordo com a gerente epidemiológica da Agevisa/RO, Arlete Baldez, o objetivo é conhecer os fluxos de pré-natal, parto e acompanhamento no pós-parto, confirmando a eficácia das ações de prevenção da transmissão vertical do HIV. Em Cacoal, a coordenadora da vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde, Ivani Gromann, apresentou os processos de trabalho que levaram a eliminação da transmissão vertical no município aos técnicos visitantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o resultado é fruto do trabalho desenvolvido pela gestão estadual, de vigilância, prevenção e atenção materno-infantil. “O governo tem atuado para fortalecer e ampliar as ações voltadas à eliminação da transmissão vertical do HIV, e o reconhecimento pela Opas/OMS vem para consolidar o trabalho desenvolvido em todo o estado”, ressaltou.

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, disse que a conquista da certificação pela Opas/OMS representará um marco para a saúde pública brasileira, consolidando o Ministério da Saúde como referência internacional no enfrentamento do HIV e colocando Rondônia como referência, dada a atuação estratégica da equipe de profissionais da Gerência Técnica de Vigilância Epidemiológica da Agevisa/RO e das boas práticas implantadas em seus municípios.

ETAPAS

A missão técnica em Rondônia ocorre entre os dias 18 e 23 de agosto

De acordo com o Ministério da Saúde, as etapas realizadas foram:

  • 12 e 13 de agosto: reuniões virtuais com equipes nacionais e internacionais para análise das políticas públicas brasileiras nos eixos de programas e serviços de saúde, vigilância epidemiológica e qualidade dos dados, diagnóstico e direitos humanos;
  • 18 a 23 de agosto: missão técnica em Rondônia (Cacoal e Ariquemes), com visitas presenciais às unidades de saúde;
  • 22 de agosto: avaliação no Ministério da Saúde, em Brasília, dos sistemas de informação e da metodologia que originaram os indicadores apresentados ao processo de certificação.

No Brasil o processo de validação contempla diferentes regiões do país, com municípios escolhidos como referência nas regiões do Sudeste: São Paulo (SP); Nordeste: Salvador (BA); Sul: Porto Alegre (RS) e Santa Cruz do Sul (RS); Centro-Oeste: Brasília (DF) e no Norte: Cacoal (RO) e Ariquemes (RO).

Participam da missão os técnicos da Opas Jodie Dione, Monica Alonso, Natália Toscano e Harold Castañeda; da Agevisa/RO a equipe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais (NISTHV): Maria Arlete da Gama Baldez, Denise Cavalcante, Francilene Alves de Miranda e Gilmarina Silva Araújo; e a técnica do Ministério da Saúde, Leonor De Lannoy.




Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Motocicleta furtada é apreendida pela PM no Hospital Municipal de Cacoal

Na tarde de segunda-feira, 1º de setembro de 2025,...

Polícia Militar recupera motocicleta furtada em Cacoal

Na manhã de segunda-feira, 1º de setembro de 2025,...

Chupinguaia: Moradores de assentamentos recebem apoio de Cirone

Os moradores dos assentamentos localizados no município de Chupinguaia,...

Terceiro setor em foco: instituições devem apresentar documentação para receber recursos estaduais

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas para celebração...

Setembro inicia com mais de 400 oportunidades de trabalho em Rondônia

Nesta primeira semana de setembro, o governo de Rondônia...

Notícias relacionadas