Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Escolas em Rondônia fecham durante paralisação nacional de servidores da educação

Cerca de 90% dos servidores das redes municipal e estadual na capital e no interior aderiram à paralisação. Em Porto Velho, 40% das unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino estão com as aulas suspensas

Sala de aula em Rondônia; escola — Foto: Cleber Souza/Governo de Rondônia

Cerca de 90% dos servidores das redes municipal e estadual de educação em Rondônia aderiram à paralisação nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) nesta quarta-feira (23). Profissionais pedem melhorias nas condições de trabalho e a não privatização das escolas públicas do Brasil.

Em Porto Velho, 40% das unidades da Rede Municipal de Ensino estão com as aulas suspensas. A ação nacional, no estado, é articulada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (Sintero).

Segundo a dirigente do Sintero, Luciana Basílio, a mobilização busca “sensibilizar os poderes públicos estadual e municipais sobre a importância de uma educação emancipadora”.

“Os esforços em defender a educação pública estão centrados em combater a terceirização e privatização, garantir a gestão democrática, melhorar as condições de trabalho e exigir valorização profissional dos e das trabalhadoras em educação”, explicou.
O movimento ocorre em todo o Brasil, entre os dias 22 e 28 de abril, durante a 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela CNTE, que tem como tema “Educação não é negócio, educação é direito”.

Ao g1, a Prefeitura de Porto Velho informou que os pais e responsáveis foram previamente comunicados pelas escolas sobre a mobilização e disse que a reposição dos dias letivos será realizada de acordo com o calendário escolar, assegurando o cumprimento da carga horária prevista por lei.

A Rede Amazônica entrou em contato com o governo para entender como a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (Seduc), pretende reorganizar a reposição das aulas, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.


Fonte:G1 RO


Destaques desta semana

Colisão em cadeia mata Pablo Junior e motorista foge em Cacoal

Cacoal/RO — Um grave acidente de trânsito registrado no...

Homem é investigado por fingir ser policial federal nas redes sociais em RO

Um homem está sendo investigado pela Polícia Federal em...

Polícia Civil deflagra Megaoperação Interestadual contra lideranças de Facção Criminosa em RO, MT e RJ

Uma megaoperação interestadual foi deflagrada nesta sexta-feira (12) pela...

Operação Beira Rio investiga roubo armado no porto Cai N’Água

Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Civil do...

Sala Vermelha do João Paulo II é modernizada e reaberta pelo governo de Rondônia

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Colisão em cadeia mata Pablo Junior e motorista foge em Cacoal

Cacoal/RO — Um grave acidente de trânsito registrado no...

Homem é investigado por fingir ser policial federal nas redes sociais em RO

Um homem está sendo investigado pela Polícia Federal em...

Fiscalização em depósito dos Correios identifica pacote com maconha

Na manhã desta sexta-feira, 12, uma guarnição da Força...

Caminhoneiro é encontrado morto em carreta no pátio de posto de gasolina

Um motorista de 53 anos foi encontrado morto na...

Mais salas de aula para Rolim de Moura com apoio de Cirone

A Escola Municipal de Educação Infantil Neusa Santos de...

Polícia Civil deflagra Megaoperação Interestadual contra lideranças de Facção Criminosa em RO, MT e RJ

Uma megaoperação interestadual foi deflagrada nesta sexta-feira (12) pela...

Caminhão com indícios de adulteração é apreendido pela PRF em Porto Velho

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia realizou, nesta...

Notícias relacionadas