Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Presidente do Inep afasta chances de fraude no Enem 2025, mesmo com investigação da PF

Acusado de antecipar questões, o estudante de medicina Edcley Teixeira negou que soubesse que elas iriam entrar no exame: 'Acho que essas similaridades pontuais foram coincidências'

Acusado de antecipar questões, o estudante de medicina Edcley Teixeira negou que soubesse que elas iriam entrar no exame: ‘Acho que essas similaridades pontuais foram coincidências’

O presidente do Inep Manuel Palácios afirmou em entrevista ao Fantástico deste domingo (23), que “não há qualquer risco técnico” de fraude no Enem 2025, mesmo após a Polícia Federal abrir investigação sobre o vazamento de itens usados em pré-testes do exame.

Segundo ele, a situação, que envolve a antecipação de questões da prova deste ano pelo estudante de medicina Edcley Teixeira “não prejudicou os candidatos”.

“Não há a menor chance de que um item memorizado por um estudante afete a segurança do Enem. Não há risco técnico algum nesse episódio”, declarou.

Segundo o dirigente não existe possibilidade de algum participante ter obtido vantagem por ter visto previamente a questão.

Apesar da fala, o Inep confirmou que pediu investigação à Polícia Federal. “Há aparentemente um esforço concertado para prejudicar o Enem. Precisamos entender o que está acontecendo”, disse Palácios.

Na manhã de domingo, agentes da PF estiveram na casa de Edcley, no Ceará, em operação de busca e apreensão. Computadores, celulares e documentos foram recolhidos para auxiliar no inquérito.

Para especialistas ouvidos pela reportagem, parte do problema está no Banco Nacional de Itens (BNI) — conjunto de questões calibradas que abastece o Enem e outras avaliações. Há anos, o banco é criticado por não ter o volume ideal de itens.

“Seria muito mais simples se o Enem tivesse um banco robusto, com 100 mil itens. Assim, não seria necessário fazer pré-testes anuais, e a chance de repetição seria mínima”, avaliou Maria Helena Castro, ex-presidente do Inep e responsável pela implementação do exame no Brasil.

O atual presidente do Inep afirmou que mudanças no Enem precisam ser “introduzidas com cautela”, já que o exame impacta milhões de estudantes. Segundo ele, o órgão trabalha para atualizar práticas e adotar técnicas mais modernas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também reforçou que o exame está mantido.

“Quero tranquilizar a todos que fizeram o Enem. O exame continua, os dois gabaritos já foram divulgados e o resultado final sairá em janeiro de 2026. O Enem é um patrimônio do Brasil”, afirmou.

O que diz o estudante

Em entrevista exclusiva ao Fantástico, Edcley negou que soubesse que as questões iriam entrar no exame: “Eu acho que essas similaridades pontuais foram coincidências”.

O estudante confessou que as perguntas anuladas pelo Enem estavam em um concurso que ele participou em 2024, o Prêmio Capes Talento Universitário, promovido pelo MEC. “Eu desconfiei que pudesse ser um tipo de pré-teste”, ele afirmou, após dizer que teria identificado naquela prova padrões semelhantes aos do Enem.

Os chamados Pré-testes são provas que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) cria para testar perguntas que provavelmente cairão no Enem. Eles são aplicados em estudantes do terceiro ano do ensino médio com o objetivo de avaliar o conhecimento dos alunos.

O Inep confirmou que o prêmio serve como uma espécie de laboratório para validar perguntas que podem, ou não, cair no Enem.
A jornalista Luiza Tenente descobriu que Edcley pagava candidatos para memorizar perguntas dessa prova. Em mensagens, ele pedia detalhes de “até dez questões” do exame.

Durante a entrevista, Edcley disse que não vê “má-fé” nessa prática. “Não existia nenhum termo de compromisso, não existia nenhum termo de sigilo, não existia nem um edital”.


Fonte:G1


Destaques desta semana

Ambulância pega fogo em trecho da RO-479 sentido Cacoal

Uma ambulância pertencente ao município de Alta Floresta do...

Espécie rara aos olhos humanos surge em chácara de Cacoal

Uma criatura que mais parece saída de uma lenda...

Mais de 150 presos são beneficiados com saída de fim de ano em RO

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) divulgou nesta...

Operação Zero Grau apreende veículos usados em manobras perigosas

A Polícia Civil de Rondônia, na data de hoje,...

Diversas armas são apreendidas durante mandado de Medida Protetiva da Lei Maria da Penha em Cacoal

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Nova lei equipara uso de celular ao volante à embriaguez

A partir de 2026, o uso de celular ao...

Criança de 1 ano morre afogada em propriedade rural de RO

Uma criança de 1 ano, identificada como Ariella Santiago...

Ambulância pega fogo em trecho da RO-479 sentido Cacoal

Uma ambulância pertencente ao município de Alta Floresta do...

Desvencilhando-se da mulher imoral — Alberto Dinys

Peço-te, ó cristão sincero, que sejas prudente no teu...

Espécie rara aos olhos humanos surge em chácara de Cacoal

Uma criatura que mais parece saída de uma lenda...

Investigação mira rede ligada ao tráfico e a homicídio em Buritis

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª...

Presos por homicídios no Amazonas são transferidos para Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio...

Mais de 150 presos são beneficiados com saída de fim de ano em RO

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) divulgou nesta...

Notícias relacionadas