Banner

Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia


Homem é condenado a pagar R$ 21,5 milhões por invadir e desmatar quase 500 hectares da Resex Jaci-Paraná

Decisão do Judiciário atendeu à ação do MPRO e responsabilizou o réu por desmatamento e outras práticas ilegais na área de preservação

Área da Resex Jaci-Paraná, em Porto Velho — Foto: Marcio Isensee e Sá/Oeco

Um homem foi condenado a pagar uma multa de R$ 21,5 milhões por invadir a Reserva Extrativista (Resex) Jaci-Paraná, construir casa e usar a vegetação da área de proteção como pasto para o próprio rebanho de gado, entre outros crimes. O invasor também deve cumprir um ano de prisão.

A denúncia contra o réu foi feita pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO). Ela aponta que o invasor desmatou 497 hectares da reserva, construiu cercas e uma casa, criou gado e utilizou maquinário para impedir a regeneração natural da área.

O suspeito também foi acusado de promover queimadas e cometer outros crimes ambientais. Os danos ambientais causados pelo invasor afetam não apenas o ecossistema local, mas também as comunidades que dependem da reserva para sua subsistência.

A Resex Jaci-Paraná possui quase 200 mil hectares, se espalhando pelos municípios de Porto Velho, Campo Novo de Rondônia e Nova Mamoré. A área é de responsabilidade do governo de Rondônia. As principais ameaças no local são o desmatamento e os focos de calor.

O espaço territorial é destinado ao uso sustentável: população agroextrativista fazem o uso da reserva garantindo a conservação dos recursos renováveis.


Fonte:G1 RO


Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Trânsito de Cacoal: acidente grave e demora no socorro provoca protestos no fim de semana

Um grave acidente de trânsito registrado na interseção das...

Agente de saúde é morto a tiros em Mirante da Serra

O município de Mirante da Serra, localizado na região...

Obras já começaram na BR-364′, diz CEO da Rota Agro Norte

A concessão do trecho conhecido como Rota Agro Norte,...

Ônibus que transportava fiéis pega fogo em Ariquemes

Um ônibus de turismos com cerca de 40 pessoas...

Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre

Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo...

Tornando-se mais sábio com o Cristianismo – Alberto Dinys

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão...

Notícias relacionadas