Rádio
Rádio Rondônia

Banner


Rádio
Rádio Rondônia

Banner

Mordaz e violento, ‘Brás Cubas’ estoura nas redes e lidera lista de mais vendidos nos EUA

Machado de Assis

O romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, obra-prima de Machado de Assis publicada em 1881, estourou em vendas nos Estados Unidos após uma resenha da influenciadora americana Courtney Henning Novak viralizar no Tik Tok, na última semana.

O vídeo, no qual ela se diz totalmente obcecada pelo livro, já soma mais de 879.900 visualizações e 172.200 curtidas na plataforma.

Capa do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas

“Eu absolutamente amei Memórias Póstumas. Este é meu novo livro favorito. Com certeza lerei mais desse autor e mais da literatura brasileira”, diz a booktoker, de 45 anos.

“Tenho três grandes problemas com esse livro. Primeiro, a minha edição apenas tem 300 páginas. Só faltam 100 páginas para mim. E, se eu for muito cuidadosa, elas vão durar até o fim de semana. E aí o quê? O que eu deveria fazer com o resto da minha vida? […] Eu acho que é meu novo livro preferido”, completa.

A edição mostrada nas redes é da editora Penguin Classics e tem uma tradução impecável de Flora Thomson-DeVaux, americana especializada em Machado que mora no Rio — o trabalho é fruto de seu doutorado, realizado na Universidade de Brown.

O romance foi publicado pela primeira vez em 1880, no formato de folhetim, na Revista Brasileira, e só tomou o formato de livro no ano seguinte.

Símbolo da literatura realista, a obra, revolucionária para a época, é marcada pelo humor cáustico do escritor, que critica duramente a escravidão e a hipocrisia da estrutura de classes, assim como o próprio ser humano.

Para isso, Machado lança mão de um “defunto-autor”, que não mede as palavras ao escrever sua própria biografia. Filho da elite carioca do século 19, Brás Cubas acostumou-se a fazer “romantismo prático e liberalismo teórico” de sua vida, desfrutando do privilégio de não ter que trabalhar para viver.

Uma das passagens mais lembradas, que representa a falta de crença do autor no ser humano e a violência de seu caráter, descreve o personagem Prudêncio — filho de escravos, ele é visto pelo narrador montado em cima de um negro que ele mesmo comprou, divertindo-se ao lhe dar as mesmas chibatadas que recebeu do menino Brás, quando era criança.

A última frase do livro também é memorável e vai ao encontro do ceticismo com o qual o autor via a sociedade de seu tempo: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”.

Na lista de mais vendidos da categoria latino-americana da Amazon, Memórias Póstumas aparece à frente de clássicos como O Amor nos Tempos do Cólera, do colombiano Gabriel Garcia Márquez.

O vídeo de Courtney faz parte de um projeto pessoal no qual ela se propõe a ler e resenhar um livro de cada lugar do mundo, seguindo uma lista de países em ordem alfabética.

Fonte:R7

Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...

Duas pessoas ficam em estado grave após acidente na avenida Sete em Cacoal

Duas pessoas ficaram feridas num acidente de trânsito, envolvendo...

Desembargador concede habeas corpus para ex-titular da Sejucel

Preso desde o último dia 13, suspeito de corrupção,...

PF apura responsabilidades pela queda da ponte que liga o Maranhão ao Tocantins

A Polícia Federal iniciou investigações para apurar as responsabilidades...

PRF apreende ouro sendo transportado de forma ilegal em Porto Velho

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia (PRF-RO) realizou na...

PRF recupera veículo adulterado em Porto Velho

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia (PRF-RO) realizou na...

Creia em Deus – Alberto Dinys

Às vezes nos sentimos tristes pelo desprezo que sofremos...

Grupo suspeito de fraudar registros de madeira ilegal é alvo de operação em RO

Uma organização criminosa envolvida em crimes ambientais foi alvo...
spot_img

Notícias relacionadas