Banner

Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia


MPRO ingressa com Ação Civil Pública para melhorias no Hospital de Cacoal

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) moveu uma Ação Civil Pública, nesta quarta-feira (3/7), apontando a necessidade de ampliação de leitos e a criação de planos emergenciais para evitar a superlotação e o alojamento inadequado de pacientes e acompanhantes nos corredores do hospital. A ação visa melhorias no Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal (HEURO)

Impacto na saúde pública

Segundo a ação, o HEURO recebe diariamente pacientes de 32 municípios de Rondônia, além de casos de Mato Grosso e Bolívia. A falta de leitos e a grande demanda resultam em atendimentos inadequados, prejudicando o tratamento necessário aos usuários.

Situação atual

Diz ainda a ação que esse é um problema antigo e que a situação provoca atrasos na avaliação e tratamento dos pacientes, aumentando o tempo de internação e os riscos de complicações e mortalidade. Além disso, agrava a saturação do sistema de saúde, comprometendo sua sustentabilidade e o uso racional dos recursos.

Pedidos do Ministério Público

O Ministério Público solicita que o Estado de Rondônia aumente a quantidade de leitos disponíveis no HEURO e organize o fluxo de atendimento, evitando a internação de pacientes nos corredores. Caso o problema persista, o MPRO pede a transferência imediata de pacientes para outros hospitais da rede pública ou privada com leitos disponíveis.

O Promotor de Justiça Marcos Ranulfo destaca que a “atuação do Poder Público deve garantir a dignidade da pessoa humana e a preservação da saúde e vida dos cidadãos, direitos fundamentais que não admitem discricionariedade na sua tutela”.


Fonte:MPRO


Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mulher é presa em Jaru ao receber encomenda com haxixe

Nesta quarta (09), a Polícia Civil de Rondônia, por...

PM prende suspeitos de planejar ataques contra facção rival em Porto Velho

Dois homens foram presos pela Polícia Militar (PM) na...

Feira de Espigão começa hoje, com apoio de Cirone Deiró

A Associação Rural de Espigão do Oeste (AREO) realiza,...

Os rivais das sombras — Alberto Dinys

Muitos são aqueles que se preocupam demais com picuinhas...

Suspeitos de liderar facção criminosa são presos em Porto Velho

Dois homens apontados como lideranças de uma organização criminosa...

Notícias relacionadas