Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Cirone diz que municípios precisam ser ouvidos sobre privatizações

Deputado solicitou a suspensão das audiências públicas e defende que os municípios devem ter a palavra final sobre as privatizações no setor de saneamento básico

O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) voltou a defender, durante a sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (01), a autonomia dos municípios rondonienses, em relação a suas autarquias de abastecimento de água e esgoto. “Nosso compromisso é garantir para que a decisão final, sobre esses serviços, seja da população, respeitando a soberania local e as necessidades específicas de cada município”, disse.

Ao lado de colegas deputados, Cirone defendeu a suspensão das audiências públicas, até que a Assembleia Legislativa faça a adequação na legislação para garantir que os municípios sejam ouvidos antes da decisão final. “Estamos falando de um projeto que vai alterar completamente o modelo de gestão de saneamento básico nos municípios, precisamos que a população e as autoridades locais sejam ouvidas durante esse processo,” avaliou.

Segundo Cirone, municípios como Vilhena, Cacoal, Cerejeiras e Alvorada têm autarquias de abastecimento de água e esgoto consolidadas e, mesmo assim, foram incluídas na mesma relação daqueles que são administrados pela Caerd. “Precisamos modificar essa lei, para que cada município decida, com a participação da Câmara de Vereadores e da população, se quer ou não a privatização”, afirmou.

Cirone citou como exemplo o caso de Cacoal, que conta com uma autarquia consolidada, que é considerada um patrimônio importante do município. “O SAAE de Cacoal foi criado há 48 anos, tem mais de 100 servidores, está recebendo atualmente R$ 120 milhões de investimentos do Governo Federal, atende 97% da população com água tratada e mais de 80% com saneamento básico”, explicou.

Texto: Eli Batista
jornalista


Destaques desta semana

Trabalhador morre soterrado em silo de grãos, na Linha 208, em Cacoal, RO

Colaborador de armazém entrou na estrutura para quebrar soja...

Funcionários do frigorífico BMG recebem aviso prévio em Cacoal, mais 480 funcionários na rua.

a manhã desta sexta-feira (22), diversos funcionários do frigorífico...

PF captura foragido da Justiça em Guajará-Mirim/RO

Guajará-Mirim/RO. A Polícia Federal realizou a captura de um foragido...

MPRO e MPF ajuízam Ação Civil Pública para garantir energia elétrica em comunidades isoladas em Rondônia

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) e o Ministério...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

Amarilson Carvalho lamenta morte de Luizinho do Village e destaca legado comunitário, em Cacoal, RO

Liderança política relembrou amizade, atuação comunitária e o perfil...

Polícia Federal fiscaliza casas noturnas e encontra segurança clandestina em Porto Velho

Na noite desta sexta-feira (22/5), a Polícia Federal realizou...

Carga com mais de 10 mil frascos adulterados com drogas é apreendida em Vilhena, RO

Operação integrada entre DENARC, Receita Federal e PRF interceptou...

Trabalhador morre soterrado em silo de grãos, na Linha 208, em Cacoal, RO

Colaborador de armazém entrou na estrutura para quebrar soja...

Idosa de 70 anos cai em golpe de venda de veículo pela internet em Cabixi

Um golpe envolvendo a falsa venda de um automóvel...

Funcionários do frigorífico BMG recebem aviso prévio em Cacoal, mais 480 funcionários na rua.

a manhã desta sexta-feira (22), diversos funcionários do frigorífico...

El Niño 2026 pode provocar seca pior que a de 2015 na Amazônia

MANAUS (AM) – Um relatório técnico divulgado nessa segunda-feira,...

Pré-candidato Luiz Claudio convida população para encontros em Rolim de Moura e Alvorada do Oeste

O pré-candidato a deputado federal Luiz Cláudio, está realizando uma...

Notícias relacionadas