Banner

Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia


Comissão aprova criação de serviço de policiamento especializado em enfrentar violência doméstica

Proposta do Senado permite que União, estados e municípios criem serviço de policiamento para enfrentar a violência contra as mulheres

Ana Paula: objetivo do projeto é nacionalizar o programa, que já existe em algumas cidades — Foto: Alan Santos/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta do Senado que permite a União, Distrito Federal, estados e municípios criar e promover serviço de policiamento especializado em enfrentar a violência contra as mulheres.

O texto recebeu parecer da relatora, deputada Enfermeira Ana Paula (PDT-CE), pela constitucionalidade. Como foi analisado de forma conclusiva e modificado durante a análise pela Câmara, já pode retornar para nova avaliação pelos senadores, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

Entre as mudanças feitas no texto, está a retirada do nome “Patrulha Maria da Penha” para designar o serviço.

Segundo a proposta, o serviço de policiamento especializado fará visitas periódicas às casas de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O objetivo é verificar se as medidas protetivas estão sendo cumpridas, além de reprimir eventuais atos de violência.

As ações deverão ser executadas pelos órgãos de segurança pública dos Estados e do DF, e as guardas municipais também poderão integrar o serviço.

A gestão do programa será exercida de forma integrada pela União e pelo Distrito Federal e estados que aderirem a ele.

A deputada Enfermeira Ana Paula explicou que o objetivo do projeto é nacionalizar o programa, que já existe em algumas cidades. “Esse programa já acontece em alguns municípios, através das guardas municipais e das polícias militares. É uma questão de garantia da não violência, quando já tem medida protetiva ou uma ação judicial”, afirmou.




Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Detran-RO descobre golpe que usa lista falsa e cobrança por vagas no programa CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) emitiu...

Mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas em Rondônia já aderiram ao acordo de ressarcimento

Em Rondônia, 2.683 aposentados e pensionistas já aderiram ao...

Cirone Deiró viabiliza recurso e atletas de Rondônia participam de Mundial de Karatê

Quatro atletas da Associação de Artes Marciais Pequeno Dragão,...

Bolsonaro é alvo de operação e passa a usar tornozeleira eletrônica

A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (18)...

Nova variante do vírus da covid-19 circula na cidade do Rio de Janeiro

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), órgão da Fundação Oswaldo...

Notícias relacionadas