Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



O DIA 2 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA – Dia do Florista. Dia do Repórter Fotográfico

BOM DIA 2.10.25

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1914 –Pela Lei 757, assinada pelo governador do Amazonas Jonatas Pedroza, a vila de Porto Velho passa a ser município daquele Estado.
1940 – O interventor do Amazonas informa ao prefeito Bohemundo Álvares Afonso que até dia 10 o presidente Getúlio Vargas virá a Porto Velho.
1940 – Caminhão com alimentos para a estação telegráfica em São Pedro, capota fazendo 23 vítimas, sendo 2 mortos.
1954 – O deputado federal Renato Medeiros pede ao governo federal que instale agências do Iaptec, Trabalho e Iapc em Porto Velho.
1982 – A Inspetoria Geral das Polícias Militares aprova a criação da Polícia Feminina de Rondônia.
1984 – Projeto da vereadora Odaísa Fernandes cria a “zona azul”, para estacionamento de carros na zona central de Porto Velho.
1990 – Com o senador Olavo Pires favorito, seis candidatos disputam amanhã o governo de Rondônia.
2017 – O semanário “Tribuna Popular”, de Cacoal, criado em 1979 passa a ser, com o fim do Alto Madeira, o jornal mais antigo de Rondônia.

HOJE É
Dia do Florista. Dia do Repórter Fotográfico. Dia Nacional da Kombi.
Católicos celebram São Agrícola de Avignon, São Zenão (São Zeno),

BRASIL
1822 — A imperatriz Maria Leopoldina (1797/1826), com apoio do Conselho de Estado, assina o decreto da Independência do Brasil. 1961 — Aprovada a Emenda Constitucional que muda o regime brasileiro para parlamentarismo. 1962 – Pelé marca seu 500º gol.

MUNDO
1945 – O Japão se rende às tropas aliadas – acaba a II Guerra Mundial. 1969 — Dois computadores trocam dados em um teste da rede militar – nasce a Internet.

FOTO DO DIA

Em outubro de 1940 o presidente Getúlio Vargas visita a Amazônia e chega a Belém no início da noite do dia 5, ficando até a tarde do dia 8, daí a Manaus e dia 11 em Porto Velho para ficar três horas, mas permanece até dia 13.
A vinda foi informada pelo interventor Álvaro Maia, do Amazonas (do qual Porto Velho era município) por telegrama dia 1º ao prefeito Bohemundo Afonso, citando só a possibilidade de Getúlio vir.
Mas recomendava uma “recepção condigna de autoridades e do povo”, e o prefeito buscou quem podia ajudar, a Madeira-Mamoré.
Desde 1931 a EFMM tinha como seu diretor-geral o capitão Aluízio Ferreira que, com certeza, já teria recebido confirmação – a julgar por supostas relações pessoais dele com a assessoria de Getúlio.
Imaginemos a cena: Porto Velho em 1940 era a mais importante cidade da calha do Rio Madeira, facilitada economicamente por ser a sede da ferrovia Madeira-Mamoré, com, se muito, 6 a 8 mil habitantes.
(Getúlio, de branco, com Álvaro Maia que foi prefeito de Porto Velho 1922/23)


Destaques desta semana

Homem é preso em Cacoal após testemunha flagrar agressão contra mulher com criança no colo

A Polícia Militar prendeu, na noite desta quinta-feira (26),...

Suspeito de furtos é preso com televisão e celular em Cacoal

A Polícia Militar por meio do 4º Batalhão realizou...

Adolescente suspeita de ataque contra avós na zona rural de Ariquemes se entrega à Polícia

Acusada de matar o avô e deixar a avó...

Passageiro é flagrado com 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia apreendeu, nesta quarta-feira...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

PF intercepta 261 kg de skunk vindos do Acre durante fiscalização em Porto Velho

Na quinta-feira (26/2), a Polícia Federal prendeu um homem...

Homem é preso em Cacoal após testemunha flagrar agressão contra mulher com criança no colo

A Polícia Militar prendeu, na noite desta quinta-feira (26),...

Bicicleta furtada é recuperada no Village do Sol II, em Cacoal

Na manhã desta sexta-feira (27), a Polícia Militar recuperou...

Suspeito de furtos é preso com televisão e celular em Cacoal

A Polícia Militar por meio do 4º Batalhão realizou...

Prefeitura de Vilhena amplia frota da educação com apoio de Cirone Deiró

O deputado estadual Cirone Deiró assegurou mais R$ 442...

Escreva seus planos! — Alberto Dinys

É. Os dias estão acelerados, e você fica só...

Notícias relacionadas