Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



O DIA 2 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA – Dia do Florista. Dia do Repórter Fotográfico

BOM DIA 2.10.25

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1914 –Pela Lei 757, assinada pelo governador do Amazonas Jonatas Pedroza, a vila de Porto Velho passa a ser município daquele Estado.
1940 – O interventor do Amazonas informa ao prefeito Bohemundo Álvares Afonso que até dia 10 o presidente Getúlio Vargas virá a Porto Velho.
1940 – Caminhão com alimentos para a estação telegráfica em São Pedro, capota fazendo 23 vítimas, sendo 2 mortos.
1954 – O deputado federal Renato Medeiros pede ao governo federal que instale agências do Iaptec, Trabalho e Iapc em Porto Velho.
1982 – A Inspetoria Geral das Polícias Militares aprova a criação da Polícia Feminina de Rondônia.
1984 – Projeto da vereadora Odaísa Fernandes cria a “zona azul”, para estacionamento de carros na zona central de Porto Velho.
1990 – Com o senador Olavo Pires favorito, seis candidatos disputam amanhã o governo de Rondônia.
2017 – O semanário “Tribuna Popular”, de Cacoal, criado em 1979 passa a ser, com o fim do Alto Madeira, o jornal mais antigo de Rondônia.

HOJE É
Dia do Florista. Dia do Repórter Fotográfico. Dia Nacional da Kombi.
Católicos celebram São Agrícola de Avignon, São Zenão (São Zeno),

BRASIL
1822 — A imperatriz Maria Leopoldina (1797/1826), com apoio do Conselho de Estado, assina o decreto da Independência do Brasil. 1961 — Aprovada a Emenda Constitucional que muda o regime brasileiro para parlamentarismo. 1962 – Pelé marca seu 500º gol.

MUNDO
1945 – O Japão se rende às tropas aliadas – acaba a II Guerra Mundial. 1969 — Dois computadores trocam dados em um teste da rede militar – nasce a Internet.

FOTO DO DIA

Em outubro de 1940 o presidente Getúlio Vargas visita a Amazônia e chega a Belém no início da noite do dia 5, ficando até a tarde do dia 8, daí a Manaus e dia 11 em Porto Velho para ficar três horas, mas permanece até dia 13.
A vinda foi informada pelo interventor Álvaro Maia, do Amazonas (do qual Porto Velho era município) por telegrama dia 1º ao prefeito Bohemundo Afonso, citando só a possibilidade de Getúlio vir.
Mas recomendava uma “recepção condigna de autoridades e do povo”, e o prefeito buscou quem podia ajudar, a Madeira-Mamoré.
Desde 1931 a EFMM tinha como seu diretor-geral o capitão Aluízio Ferreira que, com certeza, já teria recebido confirmação – a julgar por supostas relações pessoais dele com a assessoria de Getúlio.
Imaginemos a cena: Porto Velho em 1940 era a mais importante cidade da calha do Rio Madeira, facilitada economicamente por ser a sede da ferrovia Madeira-Mamoré, com, se muito, 6 a 8 mil habitantes.
(Getúlio, de branco, com Álvaro Maia que foi prefeito de Porto Velho 1922/23)


Destaques desta semana

Trabalhador morre soterrado em silo de grãos, na Linha 208, em Cacoal, RO

Colaborador de armazém entrou na estrutura para quebrar soja...

Funcionários do frigorífico BMG recebem aviso prévio em Cacoal, mais 480 funcionários na rua.

a manhã desta sexta-feira (22), diversos funcionários do frigorífico...

PF captura foragido da Justiça em Guajará-Mirim/RO

Guajará-Mirim/RO. A Polícia Federal realizou a captura de um foragido...

MPRO e MPF ajuízam Ação Civil Pública para garantir energia elétrica em comunidades isoladas em Rondônia

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) e o Ministério...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

Amarilson Carvalho lamenta morte de Luizinho do Village e destaca legado comunitário, em Cacoal, RO

Liderança política relembrou amizade, atuação comunitária e o perfil...

Polícia Federal fiscaliza casas noturnas e encontra segurança clandestina em Porto Velho

Na noite desta sexta-feira (22/5), a Polícia Federal realizou...

Carga com mais de 10 mil frascos adulterados com drogas é apreendida em Vilhena, RO

Operação integrada entre DENARC, Receita Federal e PRF interceptou...

Trabalhador morre soterrado em silo de grãos, na Linha 208, em Cacoal, RO

Colaborador de armazém entrou na estrutura para quebrar soja...

Idosa de 70 anos cai em golpe de venda de veículo pela internet em Cabixi

Um golpe envolvendo a falsa venda de um automóvel...

Funcionários do frigorífico BMG recebem aviso prévio em Cacoal, mais 480 funcionários na rua.

a manhã desta sexta-feira (22), diversos funcionários do frigorífico...

El Niño 2026 pode provocar seca pior que a de 2015 na Amazônia

MANAUS (AM) – Um relatório técnico divulgado nessa segunda-feira,...

Pré-candidato Luiz Claudio convida população para encontros em Rolim de Moura e Alvorada do Oeste

O pré-candidato a deputado federal Luiz Cláudio, está realizando uma...

Notícias relacionadas