Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia




IFRO acata recomendação do MPF e deverá avaliar individualmente laudos de TDAH em seus concursos

Candidatos deverão apresentar laudo médico especializado e avaliação neuropsicológica para concorrer a vagas para pessoas com deficiência

Foto ilustrativa: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que avaliará individualmente os laudos médicos de candidatos diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em seus concursos públicos e processos seletivos.

A medida ocorreu após o MPF ter expedido uma recomendação, em 29 de julho, solicitando que o IFRO não indefira automaticamente as inscrições e matrículas desses candidatos. De acordo com o procurador da República Raphael Bevilaqua, autor do documento, a análise individualizada dos laudos técnicos especializados deve ser realizada com base nos critérios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

Em ofício de 19 de agosto, o reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, comunicou ao MPF que a instituição de ensino acata a recomendação nos limites legais e administrativos vigentes. Para que o IFRO considere o diagnóstico de TDAH para as vagas de pessoa com deficiência, o laudo deve ser emitido por médico especialista, estar obrigatoriamente acompanhado de avaliação neuropsicológica e demonstrar, de forma clara e fundamentada, o impacto funcional severo da condição no desempenho do candidato.

O MPF havia destacado na recomendação que, embora a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) informe que o TDAH não se enquadra automaticamente como deficiência, ele pode ser reconhecido individualmente com base em avaliação clínica especializada, critérios da CIF e no impacto funcional severo. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) também considera que o TDAH pode implicar barreiras significativas à participação plena, especialmente quando associado a limitações funcionais graves e persistentes, exigindo uma análise individualizada e o enfrentamento ao capacitismo.


Fonte:MPF | RO

Destaques desta semana

Homem é morto com vários tiros em residência no bairro Riozinho, em Cacoal, RO

Um homem identificado como Flabio Oliveira Martins, que supostamente...

Cássio Gois ganha destaque entre os rondonienses e fortalece caminhada pela reeleição

Cássio Gois vem conquistando cada vez mais espaço e...

Rondônia terá sexta-feira de calor e tempo instável; Cacoal pode chegar aos 38°C

As temperaturas devem variar, com máximas chegando a 34°C...

Marcos Rogério realiza primeira reunião como candidato ao Governo em Cacoal e reúne grande público

O senador Marcos Rogério realizou, em Cacoal, sua primeira...

Motorista de Kombi é conduzido à delegacia após recusar bafômetro e resistir à abordagem em Cacoal, RO

Condutor apresentava sinais aparentes de embriaguez e admitiu ter...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

Por que Rondônia precisa de Luiz Cláudio da Agricultura em Brasília

Por Fernando Agrônomo Sou agrônomo e vivo diariamente a realidade...

Brasileiros ainda têm bilhões de reais esquecidos em bancos

Milhões de brasileiros ainda têm dinheiro esquecido em bancos...

Homem é morto com vários tiros em residência no bairro Riozinho, em Cacoal, RO

Um homem identificado como Flabio Oliveira Martins, que supostamente...

Candidata a deputada estadual Noeli Deiró realiza adesivaço neste sábado em Cacoal

A candidata a deputada estadual Noeli Deiró realiza neste...

FICCO/RO combate fraudes eletrônicas contra instituições financeiras

Porto Velho/RO. A Força Integrada de Combate ao Crime...

Anvisa suspende chás que prometem efeitos emagrecedores

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adotou, nessa...

Notícias relacionadas