Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Editores de livros sugerem propostas para retomar aumento de leitores

ElasticComputeFarm/Pixabay

Com a assinatura do decreto que regulamenta a Política Nacional de Leitura e Escrita na quinta-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a discussão em torno de propostas é retomada no setor. O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Dante Cid, defende que se combine a distribuição de livros em formato digital e impressos para aumentar o número de leitores espontâneos no país.

A regulamentação possibilitará ao governo federal criar um novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), buscando reverter a queda de leitores dos últimos anos. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, aponta uma perda de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. O levantamento foi elaborado pelo Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural.

Para motivar a retomada do interesse pelos livros, o representante da Snel enfatiza que experiências feitas em escolas no exterior, em países como a Suécia, podem orientar o Brasil em relação a essa questão. Ele comenta que instituições que adotaram apenas o modelo digital obtiveram resultado pior na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.

Apesar dessa constatação, Cid considera que a versão eletrônica pode ser uma solução para locais em que o transporte de volumes é complicado e para ampliar o acesso a livros especializados. Como exemplo, cita a categoria dos livros técnico-científicos que compuseram bibliotecas digitais e puderam, assim, serem lidos, como observou em sua própria vivência com uma editora. Isso poderia ser complementado pela biblioteca física.

“Grande parte das classes socialmente desfavorecidas está em municípios de grande acesso. A gente sabe da dificuldade dos jovens para chegar à escola e ao trabalho, de transporte. Para o livro chegar a eles, é igualmente difícil. A gente sabe que o Ministério da Educação sempre trabalha com a disponibilização do livro digital”, lembra, sugerindo que a pasta trabalhe em conjunto com os Ministérios das Cidades e da Cultura.

“A gente pode ter um mix de soluções: bibliotecas físicas em municípios tradicionais e, em municípios com acesso mais complicado, ter um conjunto de produtos impressos que chegam paulatinamente, junto com livros digitais de disponibilidade imediata”, adiciona.

Para o diretor executivo da biblioteca digital gratuita de São Paulo SP Leituras, Pierre André Ruprecht, o decreto é fundamental para encaminhar medidas que sejam colocadas em prática. “É mais do que uma afirmação de interesse ou de intenção. É um compromisso de execução de ações concretas e importantes para caminharmos juntos nesse objetivo, de termos, de fato, um país leitor, com acesso a conhecimento e à literatura”, afirmou.


Destaques desta semana

Óbito de adolescente em espaço assistencial é investigado na capital

A Polícia Civil de Rondônia abriu investigação para apurar...

Filhote de onça-pintada resgatado em Machadinho d’Oeste morre em Porto Velho

Um filhote de onça-pintada resgatado na zona rural de...

Homem acusado de atirar contra mulher em apartamento na capital é preso

Uma mulher identificada como E. L. P., foi vítima...

Dólar em queda abre janela de oportunidade econômica no Brasil

Com o dólar fechando em R$ 5,23 na última...

Investigado por abuso de vulnerável e crimes na internet é preso pela PF

A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (13/2), mandado de...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Óbito de adolescente em espaço assistencial é investigado na capital

A Polícia Civil de Rondônia abriu investigação para apurar...

Padre condenado por estupro em RO é preso após missa no RS

Um padre de 56 anos foi preso na noite...

Homem é preso por agredir a própria mãe e ameaçar padrasto em Cacoal

A Polícia Militar de Rondônia atendeu, na noite do...

Cássio Gois parabeniza nova Prefeitura de Cacoal e destaca avanço histórico na gestão pública

A população de Cacoal celebrou, na manhã desta quinta-feira,...

Filhote de onça-pintada resgatado em Machadinho d’Oeste morre em Porto Velho

Um filhote de onça-pintada resgatado na zona rural de...

Cirone diz que Fúria administra Cacoal com maestria

O deputado estadual Cirone Deiró voltou a elogiar, na...

Tudo vai dar certo! | Alberto Dinys

Tal frase soa como um clichê religioso. Porém, abrace-a...

Notícias relacionadas