Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Editores de livros sugerem propostas para retomar aumento de leitores

ElasticComputeFarm/Pixabay

Com a assinatura do decreto que regulamenta a Política Nacional de Leitura e Escrita na quinta-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a discussão em torno de propostas é retomada no setor. O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Dante Cid, defende que se combine a distribuição de livros em formato digital e impressos para aumentar o número de leitores espontâneos no país.

A regulamentação possibilitará ao governo federal criar um novo Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), buscando reverter a queda de leitores dos últimos anos. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, aponta uma perda de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. O levantamento foi elaborado pelo Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural.

Para motivar a retomada do interesse pelos livros, o representante da Snel enfatiza que experiências feitas em escolas no exterior, em países como a Suécia, podem orientar o Brasil em relação a essa questão. Ele comenta que instituições que adotaram apenas o modelo digital obtiveram resultado pior na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.

Apesar dessa constatação, Cid considera que a versão eletrônica pode ser uma solução para locais em que o transporte de volumes é complicado e para ampliar o acesso a livros especializados. Como exemplo, cita a categoria dos livros técnico-científicos que compuseram bibliotecas digitais e puderam, assim, serem lidos, como observou em sua própria vivência com uma editora. Isso poderia ser complementado pela biblioteca física.

“Grande parte das classes socialmente desfavorecidas está em municípios de grande acesso. A gente sabe da dificuldade dos jovens para chegar à escola e ao trabalho, de transporte. Para o livro chegar a eles, é igualmente difícil. A gente sabe que o Ministério da Educação sempre trabalha com a disponibilização do livro digital”, lembra, sugerindo que a pasta trabalhe em conjunto com os Ministérios das Cidades e da Cultura.

“A gente pode ter um mix de soluções: bibliotecas físicas em municípios tradicionais e, em municípios com acesso mais complicado, ter um conjunto de produtos impressos que chegam paulatinamente, junto com livros digitais de disponibilidade imediata”, adiciona.

Para o diretor executivo da biblioteca digital gratuita de São Paulo SP Leituras, Pierre André Ruprecht, o decreto é fundamental para encaminhar medidas que sejam colocadas em prática. “É mais do que uma afirmação de interesse ou de intenção. É um compromisso de execução de ações concretas e importantes para caminharmos juntos nesse objetivo, de termos, de fato, um país leitor, com acesso a conhecimento e à literatura”, afirmou.




Destaques desta semana

Suspeito é preso em flagrante por tráfico durante operação integrada em Guajará-Mirim

Guajará-Mirim/RO — A Polícia Federal e Polícia Militar de...

Suspeita de incêndio com mortes infantis é localizada em unidade de saúde

A Polícia Militar de Rondônia cumpriu, nesta semana, um...

PRF prende três foragidos durante fiscalizações na BR-364 em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, durante comandos...

Ambulância pega fogo em trecho da RO-479 sentido Cacoal

Uma ambulância pertencente ao município de Alta Floresta do...

Espécie rara aos olhos humanos surge em chácara de Cacoal

Uma criatura que mais parece saída de uma lenda...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as...

Suspeito é preso em flagrante por tráfico durante operação integrada em Guajará-Mirim

Guajará-Mirim/RO — A Polícia Federal e Polícia Militar de...

Keep going! | Alberto Dinys

Traduzindo do inglês, esta expressão significa: Continue! E continuar...

Suspeita de incêndio com mortes infantis é localizada em unidade de saúde

A Polícia Militar de Rondônia cumpriu, nesta semana, um...

Oração sincera de um homem generoso — Alberto Dinys

Senhor Deus, eu quero que o Teu poder testifique...

PRF prende três foragidos durante fiscalizações na BR-364 em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, durante comandos...

Nova lei equipara uso de celular ao volante à embriaguez

A partir de 2026, o uso de celular ao...

Criança de 1 ano morre afogada em propriedade rural de RO

Uma criança de 1 ano, identificada como Ariella Santiago...

Notícias relacionadas