
Porto Velho — O Hospital das Clínicas de Porto Velho será transformado em uma unidade hospitalar universitária, com atendimentos gratuitos para a população, através de uma parceria entre a Universidade Federal de Rondônia, a Prefeitura de Porto Velho e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Segundo informações da Unir, o processo de aquisição do hospital está em fase de conclusão pela prefeitura. A previsão é que o processo de doação seja concluído ainda em 2025.
Contexto: O acordo estabelece que a Prefeitura de Porto Velho é a responsável por comprar e doar o prédio onde deve funcionar o Hospital Universitário. Após a aquisição, o Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) investirão em obras, instalação de equipamentos e ampliação, destinando R$ 85 milhões anuais para custeio.
Ainda segundo a Universidade Federal de Rondônia, o Hospital das Clínicas conta atualmente com 40 leitos. Antes do início das atividades como hospital universitário, esse número será ampliado para 70. Depois disso, a estrutura passará por nova expansão até atingir a capacidade total de 214 leitos, sendo 40 destinados à UTI e 11 salas cirúrgicas.
O objetivo é que o hospital escola contribua para formação de alunos dos cursos da área de saúde da Unir, como Medicina, Psicologia e Enfermagem. A unidade será integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, a população poderá ter acesso aos serviços de forma gratuita.
Apenas três estados no país ainda não possuem hospital universitário e todos eles ficam na região Norte: Rondônia, Acre e Roraima.




