Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Governo lança novo Cadastro Único nesta terça-feira

Plataforma terá novas funcionalidades a partir de março

O Cadastro Único (CadÚnico) será atualização a partir do mês de março para receber mais funcionalidades, anunciou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A nova plataforma será lançada nesta terça-feira (18), em Brasília.

Entre as novidades da ferramenta, estão sistemas de capacitação, monitoramento de fraudes e disponibilidade de relatórios sobre os dados inseridos, que poderão ser acessados pelo Portal de Gestão do Cadastro Único .

O CadÚnico é o principal sistema para inserção de famílias de baixa renda em políticas públicas como os Programas Bolsa Família, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e Minha Casa Minha Vida. Também é usado por governos estaduais e municipais para selecionar beneficiários de políticas locais. Em janeiro de 2025, a base de dados possuía 40.6milhões de famílias cadastradas.

De acordo com o MDS, a plataforma deixará de ser apenas um repositório de dados para ser um sistema que permitirá a atualização e o desenvolvimento de novas funcionalidades. “O novo Cadastro Único representará um avanço significativo na gestão de políticas públicas no Brasil, proporcionando uma plataforma mais integrada, eficiente e alinhada às necessidades atuais dos estados, municípios, Distrito Federal (DF), programas, usuários e cidadãos”, destacou o órgão por meio de nota.

A partir do dia 1º de março, o formulário cadastral ficará disponível offline, permitindo que a coleta de dados seja realizada em locais sem internet, por tablets e celulares. Segundo informou a pasta, os dados a serem cadastrados não mudaram desde as últimas atualizações em 2024.

Toda a base de dados está sendo migrada do antigo sistema para o novo pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), que também desenvolveu a versão atual. A previsão é que o novo CadÚnico seja disponibilizado no dia 20 de março, com a base de dados e todas as novas funcionalidades online.

De acordo com a equipe do MDS, a versão antiga do CadÚnico ficará indisponível durante a migração, mas as ações de inclusão e atualização cadastral não serão interrompidas. Municípios poderão fazer uso dos formulários offline ou da versão em papel. “Os principais programas federais que utilizam o Cadastro Único, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), realizarão apenas ações pontuais de benefícios para garantir o cumprimento das regras, evitando sobrecarregar os municípios durante o período de migração”, informou.

Edição:

Érica Santana

Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil

REPUBLICADO: VER NOTÍCIAS /CHIQUINHO BARBOSA

 

 


Destaques desta semana

Cacoal vive grande fase no esporte e movimenta atletas em diversas modalidades

Alô, galera esportiva! Está começando mais um Boletim Play...

Inscrições para o Enem 2026 estão abertas

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino...

Confira a programação do segundo dia da 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O segundo dia da 13ª Rondônia Rural Show Internacional...

Trabalhador morre soterrado em silo de grãos, na Linha 208, em Cacoal, RO

Colaborador de armazém entrou na estrutura para quebrar soja...

Funcionários do frigorífico BMG recebem aviso prévio em Cacoal, mais 480 funcionários na rua.

a manhã desta sexta-feira (22), diversos funcionários do frigorífico...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

Cacoal vive grande fase no esporte e movimenta atletas em diversas modalidades

Alô, galera esportiva! Está começando mais um Boletim Play...

Inscrições para o Enem 2026 estão abertas

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino...

Amarilson destaca administração Tony Pablo como técnica, em Cacoal, RO

O vereador Amarilson Carvalho (PL), fez observações interessantes na...

Audiência na Câmara debate pedágio antecipado e concessão da BR-364

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos...

PF atua contra fraudes em financiamentos de veículos em Rondônia

Porto Velho/RO. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (26/5), a...

Confira a programação do segundo dia da 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O segundo dia da 13ª Rondônia Rural Show Internacional...

Notícias relacionadas