
A instabilidade na rede do Cloudflare, na manhã desta terça-feira (18), provocou a queda de alguns dos principais serviços online do mundo, como o X, ChatGPT, Amazon, Canva e até plataformas de monitoramento como o DownDetector.
O problema de proporções globais foi confirmado pela empresa de tecnologia que opera redes de tráfegos digitais e realiza serviços de proteção contra ataques cibernéticos.
Instabilidade de proporcão mundial
Conforme informações do R7, o problema teria se instaurado por volta das 8h50 (de Brasília). Internautas relataram que a plataforma X apresentava mensagens de erro ao atualizar o feed e que o ChatGPT exibia alertas ligados ao sistema de validação do Cloudfare.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google.
Além disso, serviços de streaming, jogos online, empresas de IA e sites de notícias também registraram falhas pelos usuários.
Entenda o que causou queda da Cloudflare e ‘apagão digital’
Em comunicado público, a CloudFlare informou que teve ‘erros generalizados 500’ em sua rede. A falha teria atingido o painel de controle, APIs (Interfaces de Programação de Aplicação) e sistemas de distribuição de tráfego.
Erro 500
Segundo o R7, o problema ‘500’ que gerou a queda do CloudFlare costuma indicar a falha no servidor responsável por processar requisições.
Como milhões de sites dependem do CloudFlare, o problema criou uma espécie de efeito dominó, e por isso, usuários relataram:
- páginas em branco;
- avisos de instabilidade;
- dificuldade para solicitar chamados de suporte.
Situação atual do caso
A empresa de tecnologia afirmou nesta terça-feira que técnicos de informática seguem avaliando o impacto e trabalhando na mitigação das falhas.
A CloudFlare não confirmou um prazo para normalização completa dos serviços afetados pela falha, mas informou que novas atualizações serão divulgadas ao longo do dia.




