A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia registrou cinco ocorrências de embriaguez ao volante durante o final de semana dos dias 17 e 18 de janeiro. As fiscalizações ocorreram nas rodovias BR-364 e BR-421 e resultaram na detenção de cinco condutores, todos autuados pelo crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Na manhã de sábado, em Ariquemes, no km 529 da BR-364, durante o atendimento a um acidente envolvendo uma carreta, o motorista, que sofreu ferimentos leves, recusou-se a realizar o teste do etilômetro. Diante dos sinais aparentes de embriaguez, os policiais elaboraram o TCS (Termo de Constatação de Sinais) e, após o atendimento médico, o homem foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil em Ariquemes.
Ainda no sábado, no período noturno, em Ji-Paraná, dois flagrantes foram registrados na BR-364. Por volta de 22h10, no km 344, um motociclista foi detido após o aparelho acusar 0,48 mg/L de álcool por ar alveolar. Logo depois, às 23h40, no km 340, outro condutor foi preso com índice de 0,58 mg/L. Na ocasião, o indivíduo que tentou empreender fuga a pé e, ainda, resistiu à prisão foi contido pelos agentes, sendo necessário o uso diferenciado da força. Após receber o atendimento médico, o infrator foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil no município.
No domingo, pela manhã, em Ariquemes, no km 2 da BR-421, um condutor apresentou resultado de etilômetro bem acima do limite legal, com medição de 0,61 mg/L de álcool no ar expelido pelos pulmões. Já no período da tarde, em Vilhena, no km 52 da BR-435, outra abordagem resultou na prisão de um motociclista, após o aparelho registrar 0,49 mg/L. Os dois motoristas foram encaminhados à UNISP nos respectivos municípios.
A PRF reforça que dirigir sob a influência de álcool é uma infração gravíssima e configura crime de trânsito, colocando em risco a vida de todos os usuários da via. A instituição reafirma o compromisso de manter ações intensificadas em todo o estado para prevenir acidentes e assegurar a fluidez do trânsito.




