Banner

Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia


RO entrega mais de 950 toneladas de calcário para fortalecer produção agropecuária no estado

O calcário é um insumo essencial para corrigir a acidez do solo e fornecer nutrientes fundamentais para aumentar a eficiência das adubações

O governo de Rondônia realiza, entre os dias 19 e 24 de agosto, a entrega de mais de 950 toneladas de calcário agrícola para os municípios de Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Machadinho d’Oeste, Jaru e São Miguel do Guaporé. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a produção agropecuária, em especial dos pequenos produtores.

O calcário é um insumo essencial para corrigir a acidez do solo, além de fornecer nutrientes fundamentais para aumentar a eficiência das adubações. Com isso, o governo de Rondônia busca elevar a produtividade agrícola e também oferecer suporte direto ao setor chacareiro, composto por produtores que conciliam a atividade leiteira com pequenas áreas de lavoura, garantindo mais sustentabilidade e competitividade.

A logística do programa é outro ponto de destaque. O produtor rural adquire o calcário a preço acessível, e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) realiza o transporte gratuito até o município de origem. Essa medida simplifica o acesso ao insumo, diminui os custos operacionais e garante que os pequenos agricultores consigam investir na melhoria de suas propriedades.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, levar calcário para diferentes regiões, beneficia os pequenos produtores e fortalece a economia rural. “O governo do estado tem trabalhado para reduzir os custos de produção e oferecer condições justas para que o produtor permaneça no campo com dignidade e resultados positivos”, ressaltou.

Segundo o secretário de Agricultura, Luiz Paulo, o impacto é direto e positivo. “A correção da acidez do solo é uma prática fundamental para aumentar a produtividade das pastagens e das lavouras. Com solos mais equilibrados, o produtor obtém melhor aproveitamento das adubações, garantindo alimento de qualidade para o rebanho leiteiro e maior rendimento em culturas agrícolas. Essa é uma estratégia que se reflete em todo o sistema produtivo”, explicou.

Com a entrega das mais de 950 toneladas de calcário, o governo de Rondônia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da agropecuária rondoniense. A medida fortalece o setor leiteiro, impulsiona a agricultura familiar, melhora a qualidade do solo e garante que Rondônia se consolide como referência no setor agropecuário da Região Norte.




Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Candeias do Jamari: Agricultores satisfeitos com apoio de Cirone

Os moradores do distrito de Samuel, no município de...

Reinauguração do BH Espetinho: Um Brinde à Amizade e à Boa Comida!

Cacoal/RO — Na última quinta-feira, o BH Espetinho celebrou...

As amizades verdadeiras – Alberto Dinys

Supervalorize as amizades verdadeiras!Tê-las é uma grande honra! Cultivá-las...

PF deflagra operação contra falsificação de diplomas em Rondônia e Roraima

Na manhã desta quarta-feira (27/8), a Polícia Federal deflagrou...

Cacoal: Tudo Aqui será inaugurado na sexta-feira

O município de Cacoal contará, a partir desta sexta-feira...

MP investiga instalação de câmeras em banheiro de colégio cristão em Porto Velho

O Ministério Público de Rondônia abriu uma investigação para...

Notícias relacionadas