Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia




Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

© Sarah Daltri/SBIm/Divulgação

Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. No caso de adultos, grupos específicos também podem ser imunizados na rede pública, como pessoas que vivem com HIV, transplantados e pacientes oncológicos, dentre outros. Estudos recentes revelam, entretanto, que mesmo mulheres adultas que já contraíram HPV podem ser beneficiadas pela vacina.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Mônica Levi, mulheres sexualmente ativas já infectadas pelo HPV permanecem sob risco de novas infecções ao longo da vida. Isso porque a literatura médica registra mais de 200 subtipos do vírus, sendo quatro deles os principais responsáveis por causar câncer de colo de útero, ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe. Assim, uma pessoa infectada por um subtipo ainda pode se proteger, por meio da vacina, contra outros subtipos.

Durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações, em Recife, Mônica citou mudanças no comportamento da população brasileira, incluindo postergar o casamento, o pico de divórcios entre mulheres de 30 a 49 anos e um maior número de parceiros sexuais durante a vida, o que amplia o risco de novas infecções por HPV na vida adulta. Além disso, segundo ela, estudos mostram que a vacina é capaz de reduzir as chances de recidiva em pessoas que já trataram lesões pelo vírus.

“O Uruguai é o primeiro país das Américas a ofertar a vacina gratuitamente para pacientes que já tiveram lesões. Essa atualização saiu recentemente e foi feita pelo Ministério da Saúde do país”, destacou. Além disso, segundo Mônica, estudos demonstram que infecções persistentes por HPV aumentam conforme a idade. A médica destaca ainda que a eficácia duradoura (dez anos ou mais) da vacina contra o HPV foi demonstrada em mulheres com idade entre 27 e 45 anos.

“As conclusões são que mulheres adultas permanecem sob risco de adquirir novas infecções por HPV e que as vacinas contra o vírus são seguras e eficazes também em mulheres de meia-idade”, destacou. “A vacina contra o HPV também previne e reinfecção de mulheres com infecção prévia e protege de recidivas pós-tratamento de lesões”, concluiu Mônica.


Destaques desta semana

Carreata do 22 percorre municípios de Rondônia com a participação de Marcos Rogério nesta quinta feira

Mobilização começa nesta quinta-feira por Rolim de Moura, passa...

Superação e transformação: jornalista Matheus Afonso encontra no CrossFit um novo sentido para a vida

Após uma longa jornada marcada pelo tabagismo e por...

Dia dos Professores: uma homenagem a quem transforma vidas por meio da educação

Professores são protagonistas na formação de cidadãos, na construção...

Eleições 2026: Urnas eletrônicas são preparadas para o segundo turno em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia iniciou, nesta terça-feira (13),...

Prefeitura de Cacoal promove grande evento em comemoração ao Dia das Crianças, com brincadeiras, diversão e shows

A Prefeitura de Cacoal proporcionou às crianças do município...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos


Notícias relacionadas