Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia




Governo de Rondônia decreta emergência por causa de incêndios florestais

Fogo atinge Parque Guajará-Mirim — Foto: Prevfogo/Divulgação

O governo de Rondônia publicou um decreto onde declara emergência em razão da quantidade de incêndios florestais que se espalham a cada dia pelo estado. Em um período de seca extrema, o estado bateu recordes: a quantidade de queimadas é o maior em seis anos, de acordo com o Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O decreto foi publicado na segunda-feira (26) no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof) e tem validade de 180 dias, a contar da data de publicação.

O texto justifica, entre outros pontos, que “o panorama das queimadas em Rondônia tornou-se extremamente preocupante, com números que superam significativamente os registrados em anos anteriores”.

Com o decreto, os órgãos estaduais ficam autorizados a atuarem sob a coordenação do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CEPCI). Cada município pode solicitar e gerir seu próprio recurso no enfrentamento às chamas.

Entre o dia 1º de janeiro e 26 de agosto, mais de 5,5 mil focos de incêndio foram registrados em Rondônia. A única vez que o estado teve registros mais numerosos que esses foi em 2019, quando mais de 6,4 mil focos foram quantificados.

Esses incêndios ocorrem em um período de seca e estiagem extrema. Em meio à seca extrema que atinge o estado de Rondônia, ribeirinhos enfrentam longas jornadas para encontrar um recurso essencial: a água. Junho e julho foram os piores meses em quase 60 anos.

Além disso, cidades de Rondônia foram tomadas por fumaças. Porto Velho liderou por semanas os piores índices de qualidade do ar do país.

Especialistas relacionam as novas frentes de desmatamento, avanço das pastagens no sul do Amazonas e as queimadas na região como os principais responsáveis pela péssima qualidade do ar.


Destaques desta semana

RONDÔNIA ENTRE A IDEOLOGIA E A GESTÃO

Marcos Rogério ou Adailton Fúria? Por Eleutério Baptista Gonçalves Comentarista político A...

Jovem de 26 anos segue desaparecido em Rolim de Moura; família pede ajuda

Vantuir Lizarte Cabral, morador do bairro Olímpico, saiu de...

Cássio Gois participa de inauguração de Comitê Central em Ministro Andreazza

Ministro Andreazza — Na manhã deste sábado, dia 22,...

Cássio Gois inaugura Comitê Central em Pimenta Bueno com carreata e MEGA ADESIVAÇO

Pimenta Bueno — O sábado, dia 22, foi marcado...

MP Eleitoral recomenda às igrejas que não façam propaganda eleitoral para candidatos e partidos políticos

O Ministério Público (MP) Eleitoral recomendou às entidades religiosas...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Outros tópicos

RONDÔNIA ENTRE A IDEOLOGIA E A GESTÃO

Marcos Rogério ou Adailton Fúria? Por Eleutério Baptista Gonçalves Comentarista político A...

Jovem de 26 anos segue desaparecido em Rolim de Moura; família pede ajuda

Vantuir Lizarte Cabral, morador do bairro Olímpico, saiu de...

Força Tática apreende arma e objetos que podem estar ligados a roubo em Ariquemes, RO

Revólver, munições, rádios comunicadores, peças de roupa e outros...

Servidor da Câmara de Cacoal é absolvido após acusação de estupro de vulnerável

Caso começou com investigação envolvendo duas crianças, teve prisão...

Luiz Cláudio da Agricultura tem candidatura deferida e segue campanha com responsabilidade

O candidato Luiz Cláudio da Agricultura teve sua candidatura...

Cássio Gois participa de inauguração de Comitê Central em Ministro Andreazza

Ministro Andreazza — Na manhã deste sábado, dia 22,...

Notícias relacionadas